A importância das franquias seguirem um mesmo padrão arquitetônico contribui para o sucesso do negócio.Carreira & Cia conversou com Adriano Dorigo, arquiteto e sócio-proprietário da Logi Arquitetura.


Qual a importância de manter um padrão arquitetônico dentro do projeto de franquias?

A existência de um padrão em PDVs (pontos de venda) de uma mesma rede é importante para criar a linguagem da empresa, fazendo com que o consumidor reconheça a marca e a identifique, criando uma experiência de consumo. Quando todas as unidades da marca se apresentam da mesma forma, em termos de comunicação, identificação e referências visuais, composição do espaço físico, procedimentos, etc., isso mostra uma organização que se traduz na confiança que o cliente depositará na marca. O êxito de muitas empresas está vinculado a isso.


Quais são as exigências que devem constar em contrato para que o franqueado siga o layout da franquia?

O ideal é que se inicie sempre de um mesmo conceito, que será adaptado conforme as necessidades e especificidades de cada local, para que os PDVs de uma mesma marca assemelhem-se e mantenham um padrão de funcionamento. Isso é importante, pois na maioria dos casos, o cliente espera encontrar em uma loja o mesmo que experimentou em outra da mesma marca, envolvendo itens como referências visuais, disposição de ambientes, forma de atendimento, etc. Questões relacionadas ao comportamento do cliente dentro da loja e seu atendimento devem ser consideradas, envolvendo fluxos, forma e sequência de atendimento, entre outros. Esses princípios se aplicam principalmente em áreas de acesso dos clientes, mas também servem para setores em que o público externo não tem acesso, como backstages ou backoffices.


Quais elementos são essenciais para que não haja descaracterização do negócio?

Descaracterizações podem ter relação com cores, padrões visuais, comunicação visual, espaços físicos, layout e mobiliário, funcionamento interno, forma de atendimento, etc. O correto é ter muito bem definidos quais são os padrões, estipulando que a linguagem deve ser mantida e que toda e qualquer intervenção deve respeitar às especificações da marca. www.logiarquitetura.com.br


Curtas

* Hoje (17), a partir das 17h, será inaugurada a Casa Malice, iniciativa do Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer em união com a AMALICE, que oferecerá hospedagem a pessoas em situação de risco por motivo de saúde. O novo espaço terá facilidades como cozinha equipada, mais de 20 leitos, lavanderia e banheiros privativos, além de colaborar para o acesso dos acolhidos a centros de saúde.

* A Casas Bahia já oferece a tecnologia de realidade aumentada, que possibilita ao consumidor visualizar os detalhes dos itens disponíveis no aplicativo da rede varejista em 3D.

* Del Valle Néctar lança fórmula mais nutritiva e com menos açúcar. Para levar mais nutrição aos seus consumidores, a marca Del Valle, da Coca-Cola Brasil, realizou significativas mudanças em seus néctares, que agora passam a oferecer mais vitaminas, minerais, fibras e menos açúcar. Além disso, o néctar Del Valle não contém conservantes, corantes ou qualquer ingrediente artificial.


Frase

Um brinde aos nossos defeitos, porque com as nossas qualidades ninguém se importa mesmo
(Autor desconhecido)


 

 

 

 

 

 

 

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br