A liderança do governo na Assembleia Legislativa conseguiu ontem, pela segunda vez, adiar a votação de pedido de convocação do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Os pedidos foram apresentados pelos deputados governistas Hussein Bakri (PSC) e pelo independente Chico Brasileiro (PSD), que cobram explicações sobre o fechamento das delegacias regionais da Receita Estadual de União da Vitória e Foz do Iguaçu.
Na semana passada, Brasileiro já havia apresentado pedido semelhante, mas retirou a proposta de pauta depois que Mauro Ricardo se comprometeu a enviar documento explicando a medida. A resposta, porém, não convenceu os parlamentares. Nela, a secretaria alega que o objetivo da iniciativa é economizar com a extinção de cinco cargos comissionados. E que não haverá prejuízo para os contribuintes ou empresas, já que as delegacias serão transformadas em inspetorias regionais. Segundo o deputado do PSD, a Pasta alegou ainda que as lideranças empresariais de Foz teriam concordado com a medida, mas Associação Comercial de Foz nega que a entidade tenha sido consultada.
Bakri – que tem base eleitoral em União da Vitória – acusou Mauro Ricardo de ter desrespeitado os deputados. Parlamentares que estão reclamando devem esquecer a Receita Estadual, que já teve muitos problemas, alguns deles provocados por indicações políticas, teria afirmado o secretário. Ele que venha aqui dizer o nome de que fez indicações políticas para a Receita, afirmou o parlamentar. O secretario está jogando o sofá pela janela. De repente, os problemas da Receita agora são responsabilidade dos deputados. Ele tem que dar nome aos bois, reclamou o deputado Rasca Rodrigues (PV).