A herança gastronômica paranaense foi formada a partir de muitas influências e boa parte de nossos pratos típicos retrata isso. Um deles – a carne seca na moranga – é exatamente a mistura de povos, mais especificamente três: nordestinos, tropeiros e europeus. Uma das teorias é que a carne seca ou charque (como é chamado aqui) foi trazida ao Paraná pelos nordestinos que vieram trabalhar nos açougues. Outra conta que a carne seca foi amplamente difundida no Estado pelos tropeiros que passavam pelo Estado.

Bem, o fato é que o prato por completo veio da ideia dos nordestinos, que por lá comem a carne seca com jerimum, uma abóbora não muito comum no Sul. Adaptações feitas e por aqui a carne seca juntou-se à moranga, que também acabou servindo como uma panela para servir o prato. Mais tarde para dar mais sabor, foi acrescentado o requeijão tipo catupiry.

Atualmente a receita é servida em vários lugares do Brasil. No Farnel, restaurante de gastronomia paranaense localizado no Centro Histórico de Curitiba, a receita de carne seca na moranga tem a leitura da chef Gloria Vargas. Acompanhada de tomate cereja, a carne seca é especialmente temperada, abrigada na abóbora e regada a requeijão cremoso.

Para comer no Farnel, o prato individual custa R$ 38,90. Veja abaixo a receita revelada pela chef!

 

Receita Carne seca na moranga

Porção individual

 

Ingredientes

80 gr de carne seca dessalgada e cozida

100 ml de molho de tomate feito em casa

02 gr de sal

02 gr pimenta do reino

02 gr de coentro

20 ml azeite

06 tomates cereja

270 gr de moranga cozida no caldo da carne seca

30 ml de requeijão cremoso

Ou Creme de queijo (4 colheres por porção)

 

Modo de Fazer:

Dessalgar a carne seca em quatro águas. Cozinhar em panela de pressão. Retirar a carne seca e cozinhar a moranga no caldo. Desfiar e retirar a gordura da carne seca; colocar em caçarola com o azeite e temperos; quando estiver frigindo, colocar molho de tomates e tomates cereja. Deixar apurar mais alguns minutos. Montar em um prato, colocando a fatia de moranga e a carne seca em cima. Regar com o requeijão cremoso. Salpicar com cebolinha.