O dólar a R$ 1,73, maior cotação de 2011, assusta aos turistas brasileiros que contavam com a moeda na faixa de R$ 1,60 para viajar. Bons tempos aqueles de 2011. Deu saudades.

Bom, então você já viu o mesmo filme. E várias vezes. Deixou de viajar ? Os roteiros deixaram de ser divulgados? As operadoras de Turismo fecharam as portas? Algumas sim. Já vinham acumulando problemas, aproveitaram a onda e saíram de fininho do mercado. Outras aglutinaram siglas, espaços físicos e enxugaram o grupo de funcionários. Mas o mundo continua girando, os programas são promovidos a cada estação, a cada feriado. E os aviões voam lotados, os navios vendem cruzeiros marítimos e fluviais com antecedência, oferecendo algumas mordomias extras.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Jantar no deserto de Dubai dá direito a passeio de camelo

PROMOÇÕES REAIS?
Todos sabemos: durante a alta temporada, férias de julho e final de ano, Copa do Mundo ou Olimpíadas, Jogos da Primavera, Carnaval e grandes feriados , as tarifas sobem de 30 a 50%. Hotéis, companhias aéreas, operadoras, procuram fazer valer a balança entre oferta e demanda, para aumentar lucros e cobrir possíveis perdas anteriores.

Então, fatalmente, na baixa temporada, a grande oferta e demanda entram em desequilíbrio, as tarifas ficam de 30 a 50% mais baratas. Simples assim. É preciso prestar atenção nas entrelinhas. Feirões de Turismo, promoções atraentes demais, na maioria das vezes não são o que parecem. Um exemplo: as operadoras, que antes colocavam pacotes incluindo o transporte aéreo, agora fazem as tarifas em reais, dólares ou euros, apenas para a parte terrestre. E aí você vai no embrulho .O pacote de 7 dias para Madri e Paris, em 2011 custava 1.371 euros, incluindo guia em português no destino, transporte aéreo, condução aeroporto-hotel-aeroporto, sendo 2 diárias em Madri, 1 de Bordeaux e 3 em Paris, além de passeios em Madri e Paris. Sempre com café da manhã.


Luxo nos hotéis de Dubai, uma das vantagens da viagem

Hoje são apenas 5 dias em Paris, hospedagem em hotel turista, longe do centro, na periferia. E a tarifa é somente para a parte terrestre. É preciso também cuidar com a categoria dos hotéis oferecidos agora e, principalmente, sua localização. No exterior, é assunto da maior importância, porque você pode ficar nos limites da cidade, precisando de ônibus, trem ou metro, o que dificulta a vida do turista e pode ser fonte de aborrecimento diário. E custa caro, além de fazer perder horas preciosas de sua viagem.

CONSULTORES
Todas as crises fazem surgir, como cogumelos depois da chuva, os experts, os consultores, que acabam dizendo sempre a mesma coisa: para os potenciais turistas a recomendação básica é agir com cautela para poder se beneficiar, caso a moeda volte a cair. A má notícia é que dificilmente a moeda estrangeira volta aos patamares anteriores. Diante da incerteza, todos recomendam comprar dólar ou euro gradativamente, porque se a moeda recuar, o turista terá uma boa taxa no final. Se subir, terá garantido um preço razoável. Ponto importante é cuidar com o uso do cartão de crédito, que aumenta o valor dos gastos com o IOF e ainda faz o turista arcar com as taxas de câmbio variáveis, já que na hora de fazer o pagamento em reais terá que pagar ao valor da moeda no dia. E mais todas as taxas embutidas. Ou seja, impostos mais altos, taxas para o saque, risco cambial. Difícil dormir com tanto barulho.


Irã, Mekong, Índia, Vietnam: para todos os destinos, bons programas das operadoras brasileiras

ALTERNATIVAS
Já que a situação está crítica, viaje na Web. É mais ou menos como ficar na vitrine da confeitaria, vendo os pães, bolos, doces, tortas, sem entrar para prova-los. Mas há quem goste.

A segunda alternativa é seguir Júlio Verne ou Mark Twain, que usaram e abusaram da imaginação, criando fantasias fabulosas, que marcam a juventude de todos os tempos. Júlio Verne escreveu Cinco Semanas em um Balão, Mysterious Island, Viagem à Lua, Viagem ao Centro da Terra, sem nem sair do lugar. Ao todo, foram 80 romances, além de montar 15 peças de teatro. Talvez sua obra mais conhecida tenha sido 20 Mil LéguasSubmarinas. A imaginação começou em Nantes, onde nasceu, cidade portuária que permitia ao autor ficar olhando o ir e vir de navios, sonhando com lugares exóticos e até inexistentes.


O artesanato em mármore de hoje é feito na mesma tradição do Taj Mahal

Sua imaginação foi desenvolvida também com a leitura das obras de Edgar Allan Poe, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Daniel Defoe, George Sand. Faça o mesmo e comece a viajar pelas letras, enquanto não junta os euros e dólares necessários para fazer a viagem de seus sonhos. Se o dinheiro é curto para comprar os livros, vá até a Biblioteca no centro de Curitiba , se inscreva e curta o acervo de todos os gêneros literários. Inclusive livros de viagens de verdade ou de imaginação.

CONHEÇA A CIDADE
Comece com Curitiba e desbrave os 22.214.481 metros quadrados de áreas verdes que existem na capital paranaense. Quase 19 mil metros quadrados são compostos por parques, o restante é de bosques. E de praças ou largos.


Até o final do ano, depois das eleições, viajar para a Turquia vai precisar do talismã Olho da Sorte

O Jardim Botânico foi criado onde antes havia o Mato dos Francos, uma área pertencente a Antônio Martins Franco, uma dos moradores mais antigos do bairro do Capanema. O hoje Jardim Botânico preserva parte do matagal com pinheiros do Paraná, imbuias, cedros, aroeiras, pitangueiras. Em 1992 foi inaugurada a estufa de ferro e vidros, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O espaço abriga o Museu Botânico Municipal.

Parque do Bacacheri , já antes de se tornar um parque, era local de lazer, com o Tanque do Bacacheri, espaço privado onde seu proprietário, Manoel Fontoura Falavinha, alugava barcos a remo para passeios no lago. O assoreamento do tanque acabou com o lago. Em 1985 a área e o bosque foram declaradas de utilidade pública e, depois de 3 anos, em 1988 teve a implantação de área de lazer, recreação e esporte. Cortando o Parque do Bacacheri passa o rio, de mesmo nome, que foi retificado.


Jordania, terra onde Jesus foi batizado, pode ser opção de quem anda perdendo o rumo

Passeio Público é considerado como o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886, com os esforços do Comendador Franco, barão do mate, que transformou um terreno pantanoso nas margens do rio Belém em parque, que até a década de 70 era o único zoológico da cidade. O portão é cópia fiel do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.

OUTRAS ATRAÇÕES
Visite também o Belvedere, Ruínas de São Francisco, Praça Garibaldi, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Largo da Ordem, Igreja da Ordem, Igreja Presbiteriana Independente, Marco Zero na Praça Tiradentes, Catedral, Praça Generoso Marques, rua Barão do Rio Branco, Praça Santos Andrade (Universidade Federal do Paraná), Teatro Guaira, Boca Maldita (Avenida Luis Xavier), Praça Osório.


Deserto de Wadi Rum: Lawrence da Arábia também andou por lá

Em termos de parques, ponha na sua lista o Bosque do Papa, Parque São Lourenço, das Pedreiras, Tanguá, Barreirinha, Passaúna, Bosque Zaninelli, Bosque Alemão, Gutierrez, Barigui, Italiano, Reinhard Maack, Parque Iguaçu.

COMO CHEGAR
O centro da cidade deve ser visitado a pé. Tudo é próximo e a visita será melhor aproveitada. Depois, use ônibus de linha, ou aproveite o roteiro do Ônibus de Turismo, cujo ponto inicial é a Praça Tiradentes, onde a cidade começou.

EXOTISMO
São muitos os destinos que foram maravilhosos e guardam a memória cultural da humanidade, hoje impossíveis de visitar. Síria, Iraque, Egito, Tunísia, Líbano. E a Turquia, que com a proximidade de eleições presidenciais, entra em conflito e cria problemas nas ruas, espantando turistas. Até os países da Europa Comunitária, que não estão em guerra com ninguém, sofrem ataques terroristas e invasão de imigrantes aos milhares, tornando tudo complicado. Para todos.


Banho de lama no Mar Morto: é preciso experimentar

Alguns outros destinos reaparecem, como Cuba e a antiga Pérsia, que o mundo moderno transformou em Irã. A reabertura da embaixada norte americana em Havana, depois de meio século de impedimento comercial e político entre Cuba e a terra do Tio Sam, e a reabertura da embaixada do Irã em Londres, depois de quarto anos fechada, levantam cortinas de ferro, de aço, de fumaça.

Com o próximo retorno dos ingleses à antiga Pérsia, são colocados novamente os dois países no roteiro turístico de quem procura novas culturas. Para Cuba, a operadora Flot foi uma das pioneiras, mesmo no tempo dos embargos norte americanos. Continua oferecendo, agora mais do que nunca, seus roteiros pelas belezas da ilha caribenha, orgulhosa, cheia de história e arte. Vale conhecer.


Nos hotéis da Jordânia, a tradição árabe sempre presente

E a antiga Pérsia,- o Irã -, nunca saiu dos folhetos da operadora Venturas, especializada em viagens de ecoturismo no Brasil e América do Sul e , principalmente, em roteiros pelo Vietnam, Tailândia, Angkor Vat, Irã, Índia. Aproveite. Sonhar é já o início de uma realização. E a vida é muito curta para beber maus vinhos, perder tempo com relacionamentos tóxicos, amizades destrutivas, problemas econômicos que você não produziu. Mas tem que aguentar. Faça um esforço e saia pelo mundo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, em 2020 mais de 1,5 bilhão de pessoas estarão viajando, fronteiras à parte. Ingresse no futuro.