Uma coisa totalmente diferente é o candidato contratar uma consultoria para obter apoio em sua recolocação. O executivo do Ibef, Bernt Entschev, alerta que a cobrança para recolocação no mercado existe, mas normalmente é quando o profissional que vai até uma empresa de Recursos Humanos e de Recolocação Profissional solicitar esse serviço.
Outro sinal que deve despertar o sensor de alerta da pessoa é a garantia da vaga. Nenhuma empresa séria pode garantir uma vaga a um profissional, diz. Pois a empresa não conhece a pessoa, que mesmo tendo um perfil prévio de acordo com o cargo, vai decidir se contrata ou não somente depois de fazer uma entrevista com o profissional, explica.
Mas mesmo neste caso, não pode haver nunca uma promessa de recolocação caso o candidato faça um pagamento. Isso porque nenhum profissional de RH sério pode prometer ou garantir um emprego a um profissional que contrata o serviço de apoio à recolocação. Os processos de seleção em empresas envolvem o pessoal do RH, o gestor da área onde o candidato vai trabalhar e às vezes até pessoas de outras áreas, o que torna a contratação totalmente transparente e norteada essencialmente por princípios de mérito, explica Luciana.

Para processos de recolocação previamente contratados, o candidato terá seu currículo avaliado e melhorado; receberá treinamento para se sair bem em entrevistas; terá orientação para se posicionar bem nas redes sociais e desenvolver um bom networking; e, no caso da empresas especializadas, o maior diferencial é que terá um laudo personalizado enviado diretamente às empresas mapeadas como potenciais empregadores.
A busca por uma recolocação é algo que exige foco. Costumo dizer que procurar um emprego é um trabalho. A pessoa precisa acordar cedo, tomar seu café, se vestir como se fosse trabalhar, sentar na frente do computador e batalhar por sua recolocação. Se ela puder contar com ajuda especializada, tanto melhor. Mas é preciso evitar as armadilhas que aparecem a todo momento, orientam Luciana e Entschen.