Em meio a tantas atividades escolares, esportes, idiomas, música, robótica e outras aulas extracurriculares, a meditação infantil pode ser um instrumento para ajudar pais e mães a preservar as crianças do estresse, da ansiedade, da agressividade e da impulsividade no seu dia a dia, além de ajudar na concentração e no desempenho escolar.

A educadora transpessoal Aruana Medeiros dá aula de meditação infantil para crianças com idade entre 4 e 10 anos em Curitiba e garante que os benefícios são muitos. Segundo Aruana, a prática aumenta a capacidade de atenção e reduz a ansiedade. Quando estou meditando, me sinto mais tranquila, calma e feliz. Saio da aula com uma sensação de paz, conta a aluna Daniela Ivanike Martins Isolani, de 9 anos.

A meditação é indicada para todo tipo de criança. A prática previne dificuldades e  ajuda as crianças mais instáveis, trazendo serenidade emocional. A meditação é indicada para crianças com hiperatividade, déficit de atenção, mau aproveitamento escolar e com problemas para dormir ou comer. Além disso, ajuda crianças com problemas de autoestima ou autoafirmação, colaborando para que elas se tornem desinibidas.

Outros benefícios apontados por Aruana são o aumento da consciência do corpo, pensamentos e emoções que melhoram a gestão emocional e mental perante as situações de estresse e desafios, além de contribuir para as relações interpessoais entre os alunos.

TEMPO DIFERENTE DOS ADULTOS
As aulas de meditação para crianças são diferentes das aulas dos adultos. Segundo Aruana, o tempo máximo que a criança consegue manter-se em estado meditativo gira em torno de 10 a 15 minutos e isso depende muito de como foi o dia dela. No total, a aula dura 30 minutos. A educadora começa com brincadeiras lúdicas, passa por exercícios respiratórios e alongamento e depois a meditação. Dependendo das necessidades e de como estão as crianças, as aulas de meditação são orientadas para que elas fiquem ou na posição da flor de lótus ou de barriga para cima. A música está sempre presente nas aulas de meditação.

As aulas são ministradas às segundas e quintas-feiras, das 11 horas às 11h30, no Palácio da Mamãe, na  Rua Capitão Virginio de Oliveira Mello, 137, Mercês, Curitiba.

Mais informações pelo telefone 41 9996 6616 ou pelo e-mail [email protected]


CONFIRA

15 benefícios que o seu filho obterá se ele meditar

1 – Será mais responsável, tanto das suas coisas materiais como das suas emoções, da sua vida e da sua felicidade.
2 – Gostará mais de si mesmo.
3 – Poderá se concentrar melhor ao ser capaz de focar sua atenção no que deseja, sem cair em distrações.
4 – Terá menos ansiedade e menos estresse.
5 – Dormirá melhor.
6 – Será menos impulsivo.
7 – Terá mais autoestima, e mais segurança em si mesmo.
8 – Melhorará o seu rendimento acadêmico.
9 – Melhorará o controle das suas emoções.
10 – Melhorará suas relações sociais. Mostrará mais empatia e gratidão.
11 – Melhorará o seu sistema imunológico.
12 – Será menos violento.
13 – Será capaz de enfrentar as frustrações e as dificuldades, já que desenvolverá mais capacidade de aceitação do que acontece.
14 – Será feliz.
15 – Lançará as bases de uma maturidade mais sólida.