Há cinco anos, dez cidades respondiam por 53% do consumo paranaense. Em 2015, essa concentração foi reduzida para 49%. Ou seja, municípios menores, em geral de médio porte, ganharam força no desenvolvimento econômico. Cidades como Toledo, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Cianorte e Francisco Beltrão ganharam posições no ranking de consumo do Estado.

São cidades que, de alguma forma, se beneficiaram de setores que cresceram nos últimos anos, como o de agronegócio e de alimentos, além de ter um mercado de consumo significativo para os setores de comércio e serviços, acrescenta Julio Suzuki Junior, do Ipardes.

Toledo, na região Oeste, fortemente influenciada pela agroindústria, registrou um crescimento de 20% no seu potencial 2015 e aparece, pela primeira vez, na lista das 10 campeãs de consumo no Paraná. Esse grupo é formado por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava.

O Paraná é hoje o Estado com a segunda menor desigualdade social do País, só perdendo para Santa Catarina, lembra o presidente do Ipardes ao citar o índice Gini. O ranking mede a desigualdade de acordo com uma pontuação que vai de 0 a 1 – no qual quanto mais perto de zero menores são as diferenças sociais. Em 2013 – último dado disponível – o Estado tinha uma pontuação de 0,469, contra 0,435 de Santa Catarina. Em 2012, esse indicador estava em 0,483.