Uma confusão acontecu na Pró-Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com a assessoria da UFPR, neste momento, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, está reunido com representaes dos alunos e a pró-reitoria para falar sobre a greve na instituição. Um grupo de 60 alunos fazem protesto na frente da sala da Reitoria. Eles tentaram invadir a sala, mas como não conseguiram, fecharam as portas da universidade por aproximadamente 30 minutos

Os alunos não conseguem sair e por isso chamaram a polícia. Agora há pouco, a reunião acabou e as portas foram abertas.

No Facebook, porém, a página “Greve Estudantil – UFPR” acusou funcionários da própria UFPR de acionar a Polícia Militar (PM). “O estudante defende a educação e a reitoria só manda a repressão”, escreveu, postando pouco mais tarde que as negociações trouxeram alguns avanços após “muita pressão dos estudantes nas portas da reitoria”. Confira ab aixo a nota:

“Com muita pressão dos estudantes nas portas da reitoria, a negociação já nos garantiu:

-Não suspensão das bolsas do PIBID
-Bolsas monitorias garantidas até o final do semestre
-Congelamento do preço do RU
-Apresentação do orçamento de forma detalhada e acessível no dia 15.09
-Início das negociações unificadas dia 09.09, às 14h
-Próxima negociação estudantil dia 31.08 às 14h na PRAE

Ressaltando que a negociação foi bastaste tensionada, por diversas vezes a reitoria ameaçou parar de negociar e chamar a polícia para reprimir os estudantes. Então é muito importante que a gente se mantenha mobilizado! Precisamos pressionar para que garantam a legitimidade da greve e a não retaliação de nenhum estudante que se dispõe a lutar!

Somente a força dos estudantes em movimento garante nossas conquistas. Apesar da repressão, seguiremos FIRMES em busca de mais conquistas para nós estudantes!”