Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que o temporal que atingiu Curitiba e Região Metropolitana na noite de quarta-feira (26) comprometeu o fornecimento de energia elétrica, inviabilizando a produção e a distribuição de água tratada para vários municípios nesta quinta-feira (27).

À medida que a Copel restabelece a energia, a Sanepar reinicia o bombeamento de água. Isto significa que os horários de normalização do abastecimento vão variar de cidade para cidade e também entre os bairros. A expectativa da Sanepar é que até as 18h desta quinta-feira todos os 792 mil clientes afetados pelo temporal estejam sendo abastecidos.

Em Curitiba, estão afetados os bairros: Atuba, Abranches, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Butiatuvinha, Cascatinha, Cachoeira, Lamenha Pequena, Pilarzinho,Santa Cândida, Santa Felicidade, São Bráz, São João, Santo Inácio, São Lourenço, Vila Guarani, Orleans, Tanguá, Taboão, Tingui. Na Região Metropolitana, o abastecimento está comprometido em várias regiões. Em Almirante Tamandaré, os bairros Cachoeira, Colônia Prado, Graziele, Lamenha Grande, São Jorge. Em Campo Largo, toda a cidade. Em Campo Magro, Boa Vista.

Em Campina Grande Sul, a Área Industrial, Cássia, Chácara Olho d’Água, Cacaiguera, Cecília, Cohapar (Cicamp), Eugenia, Jardim Daher, Jardim Paulista, Jardim Santa Rosa, Santa Cecília, Jardim Graciosa, Jardim Colina, Jardim Araçatuba, Jardim Diamante, Jardim Santa Fé, Jardim Nossa Senhora das Graças, Jardim Nezita ,Jardim Ipanema, Jardim João Paulo II, Jardim Santa Angelina, Maria Joana, Mitra, Olimpia, Oswaldo Florêncio, Recanto Verde, Strapassoni, Santa Rita, Sede, Nossa Senhora das Graças, Vila Chacrinha, Vila Santa. Vila Cosme, Timbu, Timbu Velho,

Em Colombo, os bairros Atuba, Canguiri, Campo Pequeno, Colônia Faria, Guarani, Guaraituba, Maracanã, Mauá, Monza, Palmital, Osasco, Rio Pequeno, Roça Grande, São Gabriel, Vila Zumbi. Em Pinhais, o Palmital. Em Quatro Barras, os bairros Centro, Maria Alice, Patricia, Jardim Creplive, Pousada Quatro Barras, Jardim Menino Deus, Graciosa, Nossas Senhora das Graças. E ainda, regiões de Mandirituba, Mariental (Distrito da Lapa), Piraquara e Quitandinha.

Como neste momento ainda não é possível prever o retorno do abastecimento, a Sanepar recomenda à população o uso racional de água, evitando desperdícios e a execução de atividades que podem esperar, como lavagem de roupa, de calçada, etc.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

OUTRAS REGIÕES DO PARANÁ – Na região Oeste, a falta de energia afeta o abastecimento dos moradores do Toledo, Catanduvas, Guaraniaçu, Ibema, Céu Azul, São Pedro do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida e Campo Bonito. Em Toledo, a estação elevatória de água que abastece o Jardim Porto Alegre não funciona. O abastecimento será normalizado em até 10 horas após o retorno da energia. No Distrito de Ibiracema, em Catanduvas, a falta de energia afeta as unidades de produção e de distribuição de água. Todas as regiões da localidade podem ter falta de água. Ainda não há previsão para a normalização do abastecimento. Nos poços, na captação e na estação elevatória de água de Guaraniaçu, também falta energia. Ainda não há previsão para a normalização do abastecimento.

A tempestade da madrugada também causou a queda da energia em Guarapuava, afetando o abastecimento do Distrito de Palmeirinha. O abastecimento será regularizado depois que o fornecimento de energia elétrica estiver normalizado.

Em Prudentópolis, a ventania causou a queda da energia elétrica, o que interrompeu a produção de água tratada. A produção e o abastecimento serão retomados gradativamente após o retorno da energia, com expectativa de regularização à noite. A queda de energia interrompeu a produção de água também em Piraí do Sul e Tibagi.

Em Palmeira, o abastecimento está prejudicado devido à elevação da turbidez da água do Rio Pugas, manancial da cidade. Em Ipiranga, houve queda de energia durante a madrugada e só foi restabelecida por volta das 9h30, afetando a produção de água tratada. A produção já foi retomada e o abastecimento será regularizado gradativamente até a noite.

A cidade de Paulo Frontin teve queda de energia na madrugada, o fornecimento foi restabelecido às 9h e, a partir daí, a Sanepar voltou a reabastecer o sistema. Pontos mais altos e distantes podem enfrentar falta d’água ou baixa pressão até a tarde. A previsão é de que normalize totalmente até a noite. Em Mallet também houve queda de energia que prejudicou o abastecimento. A cidade também deve notar, nos pontos mais altos e distantes, problemas de distribuição e pressão da água. A previsão é de que normalize totalmente à noite.

Equipes da Sanepar consertam a bomba do poço que abastece Brasilândia do Sul. A previsão é de que o fornecimento de água normalize, gradativamente, na madrugada desta sexta-feira (28).