SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Instagram anunciou nesta quinta-feira (27) que começa a permitir o registro e publicação de fotos e vídeos em formato retangular e nas orientações vertical (retrato) e horizontal (paisagem).
Até hoje, só imagens quadradas podiam ser compartilhadas na rede social. Isso levava usuários que desejavam publicar registros sem ter de fazer cortes a usarem apps que adicionavam bordas brancas -que ficam invisíveis no “feed”, já que o fundo é da mesma cor.
A atualização dos aplicativos para Android e para iOS será disponibilizada para todos os usuários até o fim do dia. A empresa não disse se a versão para Windows Phone também será modificada.
“O formato quadrado foi e sempre será parte importante do que é o Instagram”, escreveu a empresa por meio de comunicado. “No entanto, colocamos a história visual que as pessoas querem contar em primeiro lugar e queremos tornar mais simples compartilhar esses momentos.”
As proporções das imagens também passam a ser variáveis: o usuário pode recortar a imagem manualmente, entre os formatos 1.91:1, o mais chato, até 4:5, o mais próximo do quadrado.
O quadrado continuará sendo o padrão. Para alterá-lo, no ato de escolher a foto a ser subida o usuário deve clicar na opção de formato (um ícone que ficará no canto inferior esquerdo), acima das imagens da galeria, para alterá-lo antes do compartilhamento.
Imagens capturadas por meio da função de câmera do app também podem ser divulgadas em formatos novos.
O único lugar dentro do aplicativo onde a foto quadrada continuará reinando é na visualização de um perfil no modo “grade”.