THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu, nesta quinta-feira (27), que a recuperação de Nova Orleans dez anos depois do furacão Katrina é desigual, ao desfavorecer populações negras e pobres. Mas afirmou que é importante reconhecer avanços.
Em referência à campanha eleitoral para o próximo presidente, o democrata disse que se ouvirá muitas críticas à sua condução do país. “Isso é normal, faz parte da democracia. Se não estamos satisfeitos, continuamos desafiando nossos governantes, porque temos confiança de que conseguimos avançar”, admitiu.
“Mas é importante nos lembrarmos do que é certo e bom.” Obama fez referência à melhora no sistema educacional local, ao reaquecimento econômico e às inovações urbanas necessárias para evitar novas tragédias como o furacão.
O presidente discursou em uma arena reconstruída após o desastre no bairro mais afetado de Nova Orleans, o Lower 9th Ward.
“Isso nos dá esperança, mas não significa que podemos descansar. O nosso trabalho não está finalizado quando 40% das crianças ainda vivem na pobreza nesta cidade. Não está finalizado enquanto uma família negra ganha metade do que ganha uma branca. Não está finalizado quando nem todos conseguem achar uma moradia nem emprego, especialmente os negros”, discursou.
O presidente disse que a “resiliência” da população de Nova Orleans deverá servir de exemplo e inspiração para todo o país, especialmente no Alasca, cujo ambiente se vê ameaçado por mudanças climáticas.