SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015) vai ter realizado o que se considera seu último desejo. Uma escultura feita por ela, esculpida originalmente em escala reduzida, será instalada na avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em 2016.
A informação foi antecipada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
De acordo com o secretário de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, “havia uma intenção de que isso pudesse ser inaugurado no aniversário da cidade [25.jan]. Seria muito interessante se pudesse ser no aniversário da cidade, caso ainda haja tempo hábil”.
Embora o desejo inicial da artista, que viveu 101 anos e morreu em fevereiro deste ano, fosse que a escultura fosse instalada na Praça do Ciclista, Bonduki informou que uma equipe de especialista em monumentos da secretaria considerou inviável essa localização.
“Como é uma escultura de grande dimensão, de oito toneladas, considerou-se que a estrutura do local não estaria preparada para receber aquela escultura”, detalhou o secretário. Bonduki disse que também há a intenção da prefeitura de fazer, nesse local, “um monumento em homenagem aos ciclistas que faleceram em acidentes na avenida Paulista”.
O local escolhido para a instalação na avenida Paulista fica entre as alamedas Pamplona e Campinas.
“Essa escultura não tem custo público. Vai ser paga pela iniciativa privada e será mais um atrativo”, acrescentou o secretário de Cultura.
Antes de morrer, Tomie Ohtake deixou um croqui – medindo cerca de 20 centímetros de altura – do monumento, sob a responsabilidade da Associação Paulista Viva.
Além da entidade, o projeto terá patrocínio do banco Citibank.
LEGADO
Tomie Ohtake nasceu no Japão em 21 de novembro de 1913. Aos 23 anos ela veio ao Brasil, país no qual acabou se naturalizando.
A artista plástica foi uma das maiores representantes do abstracionismo e entre as diversas premiações que recebeu ao longo da carreira está a do Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960.
Entre suas muitas obras artísticas, Tomie Ohtake já tem uma escultura na avenida Paulista, em frente ao edifício Santa Catarina.
O prédio foi projetado pelo arquiteto e filho da artista, Ricardo Ohtake, que é também diretor do Instituto Tomie Ohtake.