Quem passou pela Central de Abastecimento (Ceasa) de Curitiba na madrugada desta sexta-feira (28) teve acesso a uma série de serviços de saúde gratuitamente. Uma ampla estrutura foi montada no pátio da unidade para atender trabalhadores e comerciantes que circulam pelo local.

A feira de saúde no Ceasa integra as ações da campanha Agosto Azul, voltada à promoção da saúde do homem. Quase 400 atendimentos de saúde foram realizados durante as três horas de atividades.

Os serviços ofertados incluíram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, verificação do índice de massa corporal, avaliação de saúde bucal, orientação nutricional e sobre direitos reprodutivos e sexuais.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Shunaida Sonobe, o objetivo foi levar serviços para quem geralmente não tem o hábito de frequentar uma unidade de saúde. Quem trabalha na Ceasa tem uma rotina diferente, incompatível com o horário de funcionamento da maior parte das unidades de saúde. Pensando nisso, tivemos a ideia de trazer toda essa estrutura para cá, mais perto dos trabalhadores, disse.

O comerciante Marco Klempa, de Curitiba, aprovou a iniciativa. Ele aproveitou o período de compras para ver como andava sua saúde. Facilita bastante, pois é muito difícil a gente largar o trabalho para ir a alguma consulta. Geralmente, só tenho tempo de procurar atendimento de saúde quando já estou doente, afirma Klempa.

Segundo a organização da feira, do total de consultas médicas realizadas, 30% constaram algum problema crônico e o paciente teve que ser encaminhado para uma nova consulta na unidade de saúde mais próxima de sua casa. As maiores causas foram o diagnóstico de hipertensão e diabetes.

Outro que deixou o trabalho de lado por alguns minutos para fazer um check-up foi José Hipólito Guimarães, carregador há mais de 20 anos na Ceasa. Devia ter esse tipo de ação mais vezes. Chego aqui perto das 3 horas da manhã e só saio às 11h, extremamente cansado. Por isso, não dá tempo para nada. À tarde a gente tira para descansar, até porque no outro dia começa tudo de novo, explicou.

Além de profissionais da Secretaria da Saúde, também participaram da ação representantes das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Conselho Regional de Educação Física, Associação Brasileira de Enfermagem (Aben – Seção Paraná), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas e acadêmicas de enfermagem da Universidade Positivo, além de profissionais das Regionais de Saúde de Londrina, Campo Mourão, Irati e Paranavaí.