Primeiro passo: cansar o adversário. Segundo passo: vencê-lo. Essa é a estratégia elaborada pelo Coritiba para os dois confrontos contra o Grêmio. Na quinta-feira (dia 27), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o time paranaense usou uma formação repleta de novatos e aprontou uma correria para cima do rival, que escalou sua equipe titular. O time gaúcho venceu por 3 a 1 e avançou para as quartas de final.

No domingo (dia 30) às 11 horas, os dois times voltam se enfrentar, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. Agora, o Coritiba usará força máxima, colocando todos os titulares disponíveis em campo.

A ordem do técnico do Coxa, Ney Franco, é tentar aproveitar o desgaste do adversário. Depois de um jogo na quinta-feira às 21 horas e em seguida com um jogo às 11h da manhã de domingo, tem que ser um jogo em cima da parte física. Vamos pegar o Grêmio lá em cima e não deixar o Grêmio jogar, declarou o treinador, projetando uma equipe com marcação avançada e jogo intenso.

O Grêmio repetirá a escalação de quinta-feira. Já o Coritiba modificará dez ou nove jogadores na equipe em relação ao jogo de quinta-feira. Voltam ao time o goleiro Wilson, os zagueiros Leandro Silva (que jogará na lateral-direita) e Walisson Maia, o lateral-esquerdo Carlinhos, os volantes João Paulo e Cáceres, os meias Lúcio Flavio e Ruy e o atacante Henrique Almeida.

O meia-atacante Negueba é dúvida. Ele sente dores musculares e pode ser vetado. Caso não tenha condições, a vaga dele pode ficar com Thiago Galhardo, Guilherme Parede, Evandro ou Rafhael Lucas.

O técnico do Grêmio, Roger Machado, admitiu que a parte física é a principal preocupação agora. A gente vai priorizar repouso. Fiz um acordo com jogadores. Dei a folga na segunda para que eles durmam dois dias na concentração. Para terem descanso e alimentação adequado. Um jogo em que acabou 23h e vamos entrar em campo às 11h no domingo. Nenhum atleta no mundo consegue recuperar-se plenamente para um jogo como esse, declarou.

GRÊMIO x CORITIBA
Grêmio: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas e Luan; Fernandinho. Técnico: Roger Machado
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Luccas Claro, Walisson Maia e Carlinhos; João Paulo, Cáceres, Negueba (Thiago Galhardo, Evandro, Rafhael Lucas ou Guilherme Parede), Lúcio Flávio e Ruy; Henrique Almeida. Técnico: Ney Franco
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local: Arena do Grêmio, domingo às 11 horas