GISLAINE GUTIERRE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando Giacomo Puccini compôs “Manon Lescaut”, Jules Massenet já fizera sucesso com sua “Manon”. Mas Puccini não se intimidou: “Massenet concebeu sua ópera como um francês, com pompa e minuetos. Eu concebi a minha como um italiano, com uma paixão desesperadora”.
Sua “Manon Lescaut” ganha nova montagem a partir de sábado (29) no Theatro Municipal de São Paulo, com dois cantores do Metropolitan no elenco principal: o tenor italiano Marcello Giordani e o barítono brasileiro Paulo Szot. Ao lado deles, a soprano uruguaia Maria José Siri fará Manon. Serão oito récitas.
A ópera de Puccini (1858-1924) conta a história de Manon Lescaut, irmã de Lescaut (Szot). Um triângulo amoroso envolvendo a jovem, o velho e rico Geronte (o baixo Saulo Javan) e Des Grieux (Giordani) terá um desfecho trágico.
Para cada um dos quatro atos, o diretor italiano Cesare Lievi imprimiu um estilo narrativo. Para o primeiro, “Primavera”, sobre o encontro de Manon e Des Grieux, Lievi diz: “a linha que desenha a ação será impressionista, com movimento, agilidade e brilho.”
O maestro John Neschling, que regerá em seis récitas, destaca a música: “‘Manon Lescaut’ tem uma das mais inspiradas melodias de Puccini.”

MANON LESCAUT
QUANDO sáb. (29/8 e 5/9), ter. (1º e 8/9) e qui. (3 e 10/9), às 20h; dom. (30/8 e 6/9), às 18h
ONDE Theatro Municipal de São Paulo, praça Ramos de Azevedo, s/nº; tel. (11) 3053-2090
QUANTO de R$ 50 a R$ 120
CLASSIFICAÇÃO 10 anos