A Avenida Vicente Machado é palco neste sábado (29) e domingo (30) do 1º Festival #VagaVivaCuritiba. A partir das 14 horas dos dois dias, 21 vagas de estacionamento da via, entre a Alameda Presidente Taunay e a Rua Desembargador Motta, serão ocupadas por vagas vivas – também conhecidas como parklets –, com diversos tipos de mobiliários, designs e serviços. Não haverá modificação nas vagas de idosos, deficientes e motos na quadra.

A iniciativa é de um grupo de comerciantes da Vicente Machado, que também organizará no mesmo local a décima edição da Feira Vicentina. O festival de vagas vivas tem apoio da Prefeitura de Curitiba através da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Estão sendo realizados alguns eventos de vagas vivas na cidade, com apoio da Prefeitura na liberação das vagas de estacionamento. São iniciativas interessantes para a discussão do espaço público e de uma futura regulamentação de parklets em Curitiba, informa Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran.

O evento segue até às 21 horas no sábado e no domingo, destacando também uma programação cultural com apresentações musicais e de cinema. 

Sobre o Vicentina — Idealizada pelo designer Roberto Arad, durante dois dias as lojas Arad, Tristano e Ateliê Luis Lopes abrem seus espaços para novos designers, estilistas, artistas e marcas locais, que vão expor e comercializar moda, design e acessórios. Nesta edição, participam do evento como expositores as marcas Apuê, Arad Tailored Jeans, Barista Coffee Bar, EnTorno, Feito a Mãe, W. Ritzdorf, GuerraGalas, Jacu, MaMavie, Midalia, Noiga, Ovelha Negra Underwear, Pine AX e Sapatilha Colorida.

O Vicentina conta ainda com outros estabelecimentos de rua participantes, como a Boiler Galeria que abre seus acervo de arte para o público. No sábado, a Boiler ainda terá apresentações de jazz ao vivo, uma sessão de cine “clandestino” e uma instalação artística do grupo “Dois.

Apresentações musicais:

Sábado – 29/08

16h – Lindberg Hotel – Arad

17h – Nomad Magush – Pizza

17h Jazz Unplugged – Boiler

18h – She Is Dead – Arad

19h – Cabes – Pizza

 

Domingo – 29/08

16h – April 7th – Arad

17h – Samuríndios – Pizza

18h – The Shorts – Arad

19h – Luis Cilho – Pizza

 

Cinema

Sábado 29/08

19h – Cine Clandestino – Boiler Galeria