MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A presidente Cristina Kirchner disse neste sábado (29) que a oposição coloca em dúvida o sistema democrático da Argentina quando critica o processo de votação do país.
Desde o último fim de semana, quando as eleições na província de Tucumán, no norte argentino, terminaram com suspeitas de fraude e casos de violência, a oposição vem criticando o sistema de votação argentino.
No país, o voto é em papel, e opositores se queixam de que o atual sistema dá margem a sabotagens do partido governista contra os adversários nas zonas eleitorais.
Na última quarta (26), os três principais candidatos à presidência da oposição apareceram juntos para defender mudanças no sistema de votação já nas eleições deste ano, em 25 de outubro. O governo alega que não haverá tempo suficiente para implementar as alterações.
Em discurso transmitido em cadeia nacional de rádio e TV neste sábado (29), a presidente alfinetou os adversários: “Nós, quando nos juntamos, não é para amargar a vida das pessoas com mau humor”.
Ela participou da inauguração de uma estação de trem que atenderá os alunos da UBA (Universidade de Buenos Aires) na capital do país.
“Aos que nos ofendem, nos desqualificam, aos que querem instalar o desânimo, aos que querem colocar em dúvida nosso sistema democrático, deixemos essa tarefa para eles. Nós, cada vez que falemos, que seja para anunciar o que fizemos e o que vamos seguir fazendo, que essa é a Argentina que a maioria dos argentinos quer”, afirmou Cristina.