SÃO PAULO,SP (FOLHAPRESS) – O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou neste sábado (29) medidas de reforço de segurança nas viagens de trens internacionais pela Europa em resposta a um ataque frustrado no serviço Thalys, entre Paris e Amsterdã, no último dia 21.
O ministro afirmou que as checagens de documentos e revistas de bagagens nos trens serão reforçadas “onde for necessário”.
Cazeneuve falou após uma reunião com ministros e autoridades de segurança de nove países europeus, além de representantes da União Europeia (UE), convocada após o incidente, tratado com uma tentativa de atentado.
As medidas de segurança esbarram nas disposições legais da União Europeia que, na prática, abriram as fronteiras entre a maior parte dos países do bloco após a assinatura do Acordo de Schengen. A extensa malha ferroviária do continente deve também dificultar o monitoramento. Não foi divulgada uma data para que as novas diretrizes entrem em vigor.
O marroquino Ayoub El-Khazzani , cuja família se radicou na Espanha, já era monitorado pelos serviços de inteligência como potencial terrorista, mas isso não o impediu de entrar no trem de alta velocidade entre Amsterdã e a capital francesa com duas armas de fogo na mala, entre elas um fuzil AK-47.
O ataque só foi frustrado porque três militares americanos e um britânico, que viajavam a turismo, perceberam a ameaça e neutralizaram o agressor.
Khazzani havia comprado sua passagem em dinheiro e, com isso, não teve seu documento de identidade solicitado antes do embarque. Ele foi detido e está sob custódia na França, onde foi indiciado por terrorismo – ele nega a motivação.
HORÁRIOS
Os ministros e demais autoridades reconheceram, no entanto, que uma revista total de indivíduos e bagagens seria impossível sem prejudicar o serviço ferroviário europeu, do qual o bloco é extremamente dependente.
“Nós não queremos nem podemos realizar checagens completas e ostensivas em pessoas ou bagagens nos trens na Alemanha ou na Europa”, afirmou o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière. Ele afirmou que o principal objetivo é aumentar a cooperação e a troca de informações entre os países.
As autoridades devem se posicionar a favor, ainda, da alocação de mais câmeras de segurança em trens e estações e de mais detectores de metal nos acessos. A Comissão Europeia ainda discute a ideia de implementar revistas totais para passageiros que tentam entrar de última hora nos trens.