SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cerca de 50 brasileiros que viajaram à Venezuela para participar de um congresso religioso na cidade de La Grita estão tendo dificuldades para voltar para casa por conta da crise diplomática entre Colômbia e o governo de Nicolás Maduro.
Segundo relatos enviados à reportagem, desde a manhã desta sábado (29), o grupo, ligado ao Instituto Gnosis Brasil, tenta sem sucesso chegar a Bogotá para pegar seu voo para o Brasil.
Há nove dias, o governo Maduro fechou parte da fronteira entre os dois países. Desde então, deportou mais de 1.100 colombianos e declarou estado de exceção na região por dois meses.
Segundo Milton Dahyr Jr, cuja esposa está na Venezuela, os brasileiros estão com medo da instabilidade na região e querem voltar logo para suas cidades.
Eles compraram as passagem partindo de Cumbica, em Guarulhos, para a capital colombiana, de onde voaram para Cúcuta, perto da fronteira, e pegaram um traslado até La Grita. Já na entrada no país, contam que foram impedidos de entrar por conta do fechamento da fronteira, mas conseguiram negociar com o Exército e chegaram a seu destino.
Ao fazer o caminho de volta, porém, voltaram a ter problemas e agora discutem o que fazer, já que seus voos saem de Bogotá no domingo (30). Segundo Érica Alencar, uma das viajantes, parte do grupo se dispersou e conseguiu atravessar a fronteira a pé, sem carimbar os vistos.
Contatado pela reportagem, o Itamaraty disse que está em contato com o governo venezuelano e negocia para que os brasileiros cruzem a fronteira aos poucos. O órgão recomendou que viajantes não tentem ir para a Colômbia ilegalmente.
Uma opção é ir para Caracas, capital da Venezuela, e pegar um voo, mas o grupo alega que a companhia aérea LAN, que emitiu suas passagens, não lhes ofereceu a possibilidade de troca.