MARCELO SALTON
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Embalado pela classificação na Copa do Brasil, o São Paulo derrotou a Ponte Preta por 3 a 0, no Morumbi, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Wilder anotaram os gols da partida.
O resultado fez o clube do Morumbi interromper uma série de dois jogos sem vencer na competição. Por sua vez, os visitantes perderam pela primeira vez sob o comando de Doriva. Nos quatro compromissos anteriores, foram duas vitórias e dois empates.
Com o triunfo, o São Paulo subiu para a quarta posição, com 34 pontos. O time do Morumbi, entretanto, pode ser ultrapassado no domingo por Palmeiras e Fluminense. Já a Ponte Preta está em 12º lugar, com 27 pontos.
As duas equipes voltam a jogar às 19h30 da quarta-feira (2). Os são-paulinos viajam até Santa Catarina para enfrentar o Joinville na Arena, enquanto o alvinegro de Campinas recebe o Cruzeiro no Moisés Lucarelli.
O JOGO
Sem Rogério Ceni e Carlinhos, anunciados como desfalques horas antes do jogo deste sábado, o técnico são-paulino Juan Carlos Osorio montou a equipe no 4-3-3, com Thiago Mendes e Wesley encarregados de proteger a defesa e Wilder no centro do ataque.
A formação ofensiva deu ao São Paulo o ímpeto necessário para assumir a iniciativa do duelo. Aos 12min, Michel Bastos cobrou escanteio na direita, Marcelo Lomba afastou sem força e Wilder pegou a sobra e carimbou o poste direito. No rebote, Alexandre Pato bateu forte e o goleiro defendeu firme.
Pela esquerda, Reinaldo foi presença constante no ataque, porém deixou espaços para a Ponte Preta contra golpear. Aos 17, o lateral arriscou da entrada da área e forçou Marcelo Lomba a se esticar para evitar o primeiro gol do jogo. No minuto seguinte, foi pelo seu setor que Diego Oliveira fez boa jogada e serviu Bady, que chutou para excelente defesa de Renan Ribeiro.
O susto não tirou a coragem de Reinaldo. Aos 33, ele foi mais uma vez ao ataque e levantou para Michel Bastos cabecear forte à queima-roupa. Marcelo Lomba salvou com a mão direita.
No minuto seguinte, o São Paulo abriu o placar após excelente jogada de Ganso. Após passar por Gilson, o meia chutou e Marcelo Lomba espalmou. A bola voltou para o camisa 10, que então passou para Michel Bastos disparar forte para as redes, longe do alcance do goleiro rival.
Aos 44, Alexandre Pato ganhou dividida de Rodinei no meio-campo e arrancou em velocidade, com caminho aberto até o gol. O atacante tocou na saída do goleiro, mas a bola foi para fora.
No segundo tempo, o São Paulo iniciou arrasador e definiu a vitória antes dos oito minutos. Aos 4 min, Ganso encontrou espaço no campo de ataque e lançou Pato, que ganhou do marcador e chutou em cima de Marcelo Lomba. O meia pegou o rebote e desviou para as redes para ampliar.
Três minutos depois, Pato fintou Rodinei na ponta esquerda e levantou no segundo poste, onde Wilder mergulhou para fazer o terceiro gol de cabeça – seu primeiro pelo time do Morumbi.
Com 3 a 0 no placar, os são-paulinos se contentaram em administrar a vantagem e o jogo caiu de rendimento. Para a maioria dos 12 mil torcedores presentes ao Morumbi, entretanto, mais importante do que a qualidade do espetáculo foi o reencontro do time comandado por Osorio com a vitória.

SÃO PAULO
Renan Ribeiro; Hudson (Lyanco), Rodrigo Caio, Luiz Eduardo e Reinaldo (Matheus Reis); Thiago Mendes, Wesley (Auro) e Paulo Henrique Ganso; Michel Bastos, Wilder e Alexandre Pato.
T.: Juan Carlos Osorio.

PONTE PRETA
Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves (Diego Ivo), Renato Chaves e Gilson; Fernando Bob, Elton, Felipe Azevedo, Bady e Cesinha (Keno); Diego Oliveira (Léo Costa).
T.: Doriva.

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto
Renda/Público: R$ 296.669,00 / 12.145 pagantes
Cartões amarelos: Wilder, Thiago Mendes, Lyanco (SAO)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Michel Bastos, aos 34min do 1º tempo; Ganso, aos 4min do 2º tempo; Wilder, aos 8min do 2º tempo