SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As eleições legislativas no Egito foram marcadas para outubro e novembro deste ano, anunciou neste domingo (30) a comissão eleitoral do país.
O primeiro turno será realizado nos dias 18 e 19 de outubro e o segundo, em 22 e 23 de novembro. Os interessados poderão inscrever suas candidaturas a partir de terça (1º/9).
O governo fará um monitoramento da imprensa durante o período eleitoral, por meio de comitês. Caso uma “violação fique provada”, a comissão eleitoral poderá tomar várias medidas, incluindo proibir o veículo de comunicação de dar notícias sobre o pleito por um período de tempo.
A primeira fase da votação estava prevista para março deste ano, mas foi adiada após a suprema corte do país considerar que artigos da lei eleitoral eram inconstitucionais.
O anúncio é feito mais de dois anos depois que militares retiraram do poder o presidente islamita Mohamed Mursi. O então chefe do Exército e hoje presidente do país, Abdel al-Sisi, prometeu realizar as eleições parlamentares no começo de 2014, mas a data foi postergada várias vezes.
O Egito está sem um legislativo eleito democraticamente desde junho de 2012, quando um tribunal dissolveu o Congresso.
A realização das eleições legislativas será o ponto final do plano anunciado por Sisi para restabelecer a democracia no país após o golpe contra Mursi.