O início das comemorações pela Semana da Pátria em Curitiba e região foram marcados por desfiles cívico-militares neste final de semana. Em Pinhais, o desfile aconteceu no sábado. Em Curitiba, cerca de 25 mil pessoas acompanharam ao tradicional desfile no Pinheirinho, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, e outras dez mil participaram do desfile e da organização. 

Carros do Exército Brasileiro, desfile de bandeiras, exemplares de antigos veículos de serviço da Polícia Militar, profissionais de saúde vestidas de mosquito da dengue, escoteiros, agentes da Guarda Municipal e centenas de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Curitiba, participaram do desfile no Pinheirinho, na Avenida Wisnton Churchill lotada.
Em Pinhais, o desfile também foi destaque no sábado, na Avenida Camilo Di Léllis. A cada ano a organização do evento está melhor e a participação do público cresce, diz o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.
As comemorações pela lemnbrança da Independência do Brasil seguem ao longo da semana, em Curitiba e cidades vizinhas. Até o dia 7 de Setembro, os municípios da RMC também promovem seus desfiles cívico-militares. Em Curitiba, o dia da Independência, tem o desfile na Avenida Cândido de Abreu, na semana que vem.