Quem nunca cometeu uma gafe? Um comentário inoportuno, uma atitude eticamente questionável ou mesmo uma roupa inadequada a determinada situação. Equívocos acontecem a todo tempo nos ambientes profissionais, mas alguns deles podem ser graves a ponto de por um emprego em risco ou até de resultar em processos na Justiça. Por isso é fundamental que o profissional analise o ambiente da empresa em que trabalha e aja de acordo com ele.

Agir com bom senso é o segredo para não errar no comportamento profissional. Embora bom senso seja um conceito um tanto subjetivo, é sempre possível perceber previamente se determinada atitude é adequada ou não àquele ambiente. Para isso, valem alguns conselhos que nunca caem de moda:

– Pense duas vezes antes de falar. Como diz o ditado, há três coisas que não voltam – a pedra lançada, a oportunidade perdida e a palavra proferida. Uma vez pronunciada, não tem mais conserto. E nem adianta usar desculpas como Não foi isso que eu quis dizer…

– Olhe-se no espelho com autocrítica sincera. Não use roupas, maquiagem ou acessórios que possam arranhar sua imagem profissional.
– Na dúvida entre fazer isso ou aquilo, opte pela discrição. Menos é mais. Roupas discretas, tom de voz sereno, linguagem corporal firme e não exagerada podem ajudar a formar uma imagem profissional de maior credibilidade.

Por fim, a dica mais importante: a maioria das regras de Etiqueta são flexíveis e mudam muito de acordo com a cidade, a sociedade, a idade e o estilo de cada um. Respeite o seu jeito de ser e adapte apenas o que não vá ferir a sua naturalidade.

Aquele abraço!

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.