Consulte seu médico antes de sair para a viagem de férias. É providência simples, mas que garante tranquilidade, principalmente se o destino for para um país exótico ou uma cidade ainda pouco desenvolvida. Doenças tropicais podem ser prevenidas como uma simples vacina. Em Nova York podem ocorrer casos da terrível doença de Lyme, provocada por uma bactéria transmitida por carrapatos, que causa dores e paralisia nas articulações e deixa feridas na pele. O carrapato, comum nas imediações de Nova York, pode atacar mesmo na região central da Big Apple. E basta um repelente de insetos!

No litoral sul da França e em toda região mediterrânea da Europa, é bom ter repelente para espantar o mosquito causador de leishmaniose. São medidas preventivas fáceis de tomar, que podem impedir problemas de consequências graves. Fique atento.

Um mês antes de uma viagem ao exterior, procure informações sobre as vacinas obrigatórias ou recomendadas. Que devem ser tomadas com antecedências, para produzir o efeito adequado, e porque podem causar reações como febre.

Se faz uso de remédios, peça ao médico um atestado que especifique os nomes dos medicamentos, princípio ativo e a quantidade que deverá ser consumida durante o período da viagem. Leve tanto os remédios quanto o atestado na sua bagagem de mão. Nunca se sabe quando a mala vai sumir da esteira ou desaparecer por algum bom período. Nessas horas, é bom ter sua pequena farmácia consigo.

Para quem usa óculos de grau, ter sempre uma receita de lentes, para evitar aborrecimentos com a perda dos óculos ou uma eventual quebra.

Na hora da escolha de uma refeição, os cuidados valem tanto para a Índia quanto para a Bélgica ou os Estados Unidos Quanto mais exótico e pobre o destino, maior deve ser a cautela. Mesmo na sua terra, quem conhece sabe os lugares onde será prudente evitar na hora das refeições.

Vale mais a pena comprar uma frutas, do experimentar comida de rua. O problema mais comum é conhecido como diarreia do viajante, consequência do contato com vírus e bactérias pela falta de higiene do local ou de quem manipula os alimentos e com os quais o organismo de quem viaja não está acostumado.

Leve consigo o endereço, telefones e e-mails da embaixada e do consulado do Brasil no seu país – ou países – de destino.

Nunca viaje sem um segura de saúde. O atendimento muitas vezes pode ser tão precário quanto o SUS, que todos conhecem. Mas é melhor ter.

SEGURANÇA TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ
Em viagem, todo cuidado é pouco. Você estará cansado, com jet lag, ou muito entusiasmado com as novidades que suas férias irão proporcionar. Mas olho vivo, porque jacaré que bobeia, vira bolsa e camarão que dorme, a onda leva. Em qualquer lugar do mundo há procedimentos básicos de segurança que devem ser respeitados.

Antes de viajar, tire cópias de seus documentos (carteira de identidade, passaporte, números das passagens) e deixe em diferentes lugares: em casa, na mala, no cofre do hotel. Nos lugares públicos, como aeroporto, estação rodoviária, rua, praia, navio, evite levar sua mochila nas costas ou bolsa tiracolo solta, lateralmente. Coloque tudo junto ao corpo, na frente. Procure não andar muito perto do meio fio da calçada. Feche sempre a bolsa de mão. Em meio à multidão, cuidado com os pickpockets.

Não carregue grandes quantias de dinheiro, travellers cheques ou jóias. Tudo o que for de maior valor, deixe no cofre do hotel. Garantia absoluta não há, mas ajuda. Em termos de jóias, prefira bijuterias durante a viagem. Tenha, separadamente, pequenas quantias em dinheiro para passagens, café, um lanche. Evite abrir a bolsa ou carteira na presença de estranhos.

Quando usar o cartão de crédito, esconda o teclado quando for compor a senha. Seja mais do que vigilante quando retirar dinheiro em uma caixa eletrônica. Evite caixas eletrônicas à noite ou em locais desertos e escuros. Não jogue fora o recibo da transação ou as faturas.

Não deixe o telefone celular e a bolsa muito perto de outra pessoa. Nunca deixe sua bagagem para trás nos aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias. Sempre coloque tudo ao alcance da vista e das suas mãos.

NO CARRO
Não deixe nenhum objeto ou roupa visível, mesmo quando estiver dirigindo. Na cidade, circule com as portas travadas. Não coloque a bolsa ou outro objeto no banco ou sobre seus joelhos.

Nas paradas obrigatórias pelo semáforo, ou quando ficar preso no trânsito, cuidado com o movimento de motos e bicicletas.

Quando sair do carro, feche as portas com chave, ligue o alarme, deixe a direção bloqueada, retire o rádio ou aparelho de CD. Não deixe nenhum objeto de valor no porta luvas. Tenha sempre à mão o telefone da polícia e dos bombeiros.

SEMPRE
Nunca aceite bebida oferecida por estranhos. Podem conter drogas.

Se for a uma festa ou show onde exista multidão, e estiver acompanhado de crianças ou adolescentes, coloque nelas uma identificação. Compre ingressos antecipadamente em estabelecimentos credenciados. Evite cambistas, porque os ingressos, além de caros, podem ser falsificados.

Não dê carona a estranhos e procure estacionar em lugares iluminados, de preferência próximo ao lugar ao qual está se dirigindo. Ao utilizar transporte coletivo, procure não dormir no ônibus e sempre que possível viaje próximo ao motorista.

Se não souber nadar, não entre na água sozinho. Não fique em locais com pedras e bocas de rios. Observe a sinalização da área e informe-se com salva-vidas. Nunca perca a atenção nas crianças e coloque pulseiras com identificação nelas.

Em caso de furto ou outra ocorrência policial no Brasil, ligue 190 ou procure a ajuda policial mais próxima.

O MAIS IMPORTANTE: SEUS DIREITOS
Aprenda logo. E reclame na hora. Se houver atraso de 1 hora, você deve ter acesso a telefone e internet; 2 horas, alimentação, incluindo voucher; 4 horas de atraso obrigam a companhia aérea a fornecer acomodação ou hospedagem, incluindo transporte.

Mais de quatro horas de atraso ou cancelamento do voo: reembolso integral da passagem ou recolocação no próximo voo da empresa ou de outra companhia na mesma rota, se estiver em escala ou conexão. Também você tem direito a remarcação de voo para data e horário de sua conveniência.

Para reclamar, ligue para a Anac (0800-725-4445), procure os fiscais da Anac e da Infraero no aeroporto ou recorra ao juizado. Os associados ao sindicato dos aeroviários de Guarulhos trabalham em solo: técnicos de manutenção, mecânicos, pessoas que atuam na pista e na rampa do aeroporto. O sindicato nacional dos aeronautas é para pilotos e comissários de bordo.

Claro que o consumidor, no momento do atraso ou cancelamento, deve procurar o responsável pela companhia no balcão de embarque da companhia. Os passageiros de voos atrasados têm direito a prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino ou ser direcionado para outra companhia, sem custo, além de receber de volta a quantia paga ou hospedar-se em hotel por conta da empresa.

A realidade: em maio, voando com a Air France, o problema já começou no check-in. Um cadeirante, que tinha pago passagem na classe executiva, ou seja, uma fortuna, foi atendido no balcão dos passageiros com necessidades especiais. Como hoje mais de 90% dos passageiros é de idosos, a fila é sempre grande. O que não acontece na classe executiva, é óbvio. O voo para Paris atrasou e, quando acumulou 4 horas de problemas, foi dado o embarque. Claro, para não haver alimentação, condução e hotel pagos pela companhia aérea de bandeira francesa. Nem troca da equipe de bordo. O pior: os passageiros embarcados ficaram mais de uma hora fechados dentro do avião, no solo, enquanto os problemas técnicos ou seja lá o que foi, fossem resolvidos. Com isso, um dia de estada em Paris ficou perdido e o gasto da diária no hotel serviu apenas para um banho e cair na cama, de exaustão. Finalmente alcançamos nosso objetivo: Brasil, padrão Fifa… E quem vem do exterior e desenvolve seu negócio por aqui, já está bem adaptado. Sabe que pode e acontece, sem ter que dar satisfação a ninguém, nem ser penalizado. Afinal, quem está pagando pelo salário de todos, é em parte você.

A turma dança conforme música: de lambada até dança da garrafa. Mesmo falando francês, fazendo biquinho e sendo arrogante…