SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo teve nesta segunda-feira (31) o segundo dia mais quente do inverno, com 31,8°C. O recorde da estação foi registrado no domingo (30), quando os termômetros alcançaram 32°C.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), responsável pelas medições, o grande responsável pelas altas temperaturas é o El Niño, que está mais intenso neste ano. O fenômeno impede a formação de nuvens de chuva e a entrada de massas de ar polar, favorecendo o calor e o tempo seco em quase todo o Brasil.
O inverno começou em 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro.
O calorão também foi registrado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura. As médias registradas foram de 32,1°C no domingo e nesta segunda.
Na estação de medição da Capela do Socorro (zona sul), os termômetros chegaram a 33,8°C no domingo e 33,2°C na tarde desta segunda.
O calor fora de época em São Paulo, porém, está com as horas contadas.
A previsão do Inmet é que o dia comece quente, com máxima de 27°C, mas ventos fortes devem atingir a capital paulista a partir das 12h, empurrando a temperatura para 16°C até o final do dia.
Também há possibilidade de leve garoa e chuviscos isolados nesta terça (1), mas nenhuma chuva significativa.
Segundo o CGE, o tempo volta a ficar seco na quarta-feira (2), e as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 14°C.
RIO DE JANEIRO
O Rio bateu recorde nesta segunda-feira (31) de temperatura mais alta deste inverno.
Segundo o Inmet, os termômetros chegaram a 37,7°C em Realengo, zona oeste da cidade, às 15h36.
Às 13h, o Alerta Rio, da prefeitura, registrou 37,6°C em Santa Cruz, também na zona oeste.
A segunda temperatura mais alta deste inverno foi no dia 19 de agosto, quando o Inmet registrou 35,4°C, também em Realengo.