Uma pesquisa feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália, publicada no Journal of Environmental Psychology de junho, mostrou que observar durante 40 segundos uma paisagem verde (pode ser um jardim, um gramado ou até mesmo árvores) relaxa a mente e aumenta a produtividade. Admirar a natureza por pequenos instantes melhora a concentração, diz o estudo.
Além disso, médicos orientam que tomar sol de 15 a 20 minutos, cerca de três vezes na semana, auxilia na absorção de vitamina D e é fundamental para a saúde, estimula o bem-estar e é revigorante.
Além desses espaços verdes implicarem o bem-estar no local de trabalho, de acordo com o estudo, produzem outros benefícios, como a redução da temperatura no interior do edifício, controla a perda de calor no inverno, ajuda a prevenir enchentes, retendo a água de chuva e, o ganho maior está na redução do uso de resfriamento artificial no edifício, economizando nos gastos com energia e tornando o ambiente muito mais sustentável.

Laguna — Em Curitiba, a Construtora e Incorporadora Laguna levou essas premissas em consideração nos empreendimentos Mai Work e Iguaçu 2820, que foram planejados com terraços verdes.
A Laguna tem boas experiências em espaços verdes nos empreendimentos. Seu primeiro complexo empresarial, o Iguaçu 2820, conquistou a certificação LEED de sustentabilidade, com terraço verde no 7º andar e projetado com uma solução inovadora, totalmente alinhada com o desenvolvimento sustentável.
Mais estudos — Um outro estudo, esta da Universidade de Exeter, no Reino Unido, constatou que as áreas verdes geram efeitos positivos duradouros entre o profissional, mais até que um aumento ou uma promoção — estas teriam um efeito positivo passageiro de curto prazo.
A pesquisa se baseou em outro estudo, que mostrava que as pessoas que moram em centros urbanos mais verdes tinham menos sinais de depressão e ansiedade.
Segundo a pesquisa, as provas demonstram que pessoas vivendo dentro de áreas com espaços verdes são menos estressadas e, com isso, acabam tomando decisões mais razoáveis e se comunicam melhor.