Por dois dias seguidos Curitiba teve temperaturas máximas típicas de verão. Ontem, ela chegou aos 29,7ºC e no domingo, 31,6ºC, além da umidade relativa do ar baixa. Mas os institutos de meteorologia mostram que esse cenário muda durante esta semana. Hoje, as temperaturas já ficam mais baixas, pelo menos na parte Sul do Estado e em Curitiba. E amanhã, a mínima na Capital pode cair até 12ºC, segundo Instituto Tecnológico Simepar, ou a 9ºC, segundo o Climatempo.
Independente de qual instituto estará mais correto, o certo é que a amplitude térmica — diferença entre a maior e menor temperatura — será constante até pelo menos o início do feriado prolongado do Sete de Setembro e da Padroeira de Curitiba, na semana que vem. Até ontem, o Simepar mostrava em seu site a previsão até a sexta-feira, apontava que em Curitiba as temperaturas variariam entre 11 e 13 graus de mínima e entre 19 e 25 graus de máxima. Na quinta-feira, há possibilidade de chuva, que avança para o fim de semana.

Ontem, o Simepar chamou a atenção para a tarde praticamente sem nuvens em todo o Paraná, conforme mostrou as imagens de satélite utilizados pelo instituto. As temperaturas ficaram mais uma vez elevadas — chegando aos 38ºC em Cambará, no Norte Pioneiro — e a umidade do ar na casa dos 20% no Noroeste do Estado.
Chuva — Agosto chegou ao fim com baixíssimo índice de chuva no Paraná. O acumulado de chuva em Curitiba ficou em 25,4 mm e a média do mês é de 73 mm. Em Foz do Iguaçu foram 44,4 mm de chuva neste ano, contra uma média de 107 mm e, em Londrina 32,2 mm e 50 mm, respectivamente.
Já o mês de setembro promete começar com mais chuva sobre o Sul do país. Áreas do Centro-Sul do Paraná até o Norte do Rio Grande do Sul podem ter volumes superiores aos 100mm até o fim da primeira quinzena de setembro.