Num momento atual, muitos consumidores têm evitado comprar roupas novas. Eles estão abrindo o guarda-roupa para renovar as peças que já têm. Pelo menos, é o que vem comprovando a rede Restaura Jeans, composta por 250 lojas — inclusive em Curitiba — que oferecem serviços de tingimento; costura; customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro, calçados e bolsas.
Alguns serviços, como o de tingimento, subiu 20% em número de peças. Recuperação de couro, teve alta de 15%. Algumas lojas conseguiram aumentar o faturamento em até 30%.
E muito além da questão econômica do momento, esse tipo de atitude pode ser visto do ponto de vista de sustentabilidade. O tingimento de uma calça jeans, por exemplo, usa apenas 70 litros de água em média. A fabricação de uma nova calça requer 1.840 litros.
Os resíduos do tratamento são coletados e depositados em local apropriado por uma empresa especializada em resíduos industriais. Assim, além de economizar água, o processo não agride o meio ambiente.
A oferta de cores e efeitos é variada e cresce na mesma medida em que são divulgadas as novas tendências da moda. Além do tingimento de peças, também podem passar pelo processo artigos de cama, mesa e banho, cortinas e até redes de dormir.