A Universidade Positivo (UP) realizou, durante o mês de agosto, uma pesquisa com estudantes paranaenses do Ensino Médio para saber qual profissão pretendem seguir. Entre os que já concluíram ou devem concluir o Ensino Médio em 2015, a resposta chamou atenção: 30% deles ainda estão divididos entre duas ou mais opções de curso superior. É o caso de Juliane de Oliveira Petrecca, que está indecisaentre Economia e Direito.

O estudo aponta que apenas 30% dos estudantes possuem certeza da graduação que pretendem cursar. Isso porque, dos 66% que já escolheram o Curso Superior, 55% ainda possuem dúvidas. Entre os cursos escolhidos, Medicina ainda está na liderança, com 11% das intenções. Em seguida, estão Direito (7%), Arquitetura (6%) e Psicologia (6%).

A pesquisa, realizada com 2.372 alunos, mostra uma realidade recorrente: estudantes entram indecisos no Ensino Superior e a consequência é inevitável – 20% dos universitários abandonam o curso nos dois primeiros anos da faculdade, gerando custos enormes para a educação.

Para o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro Profissões: pais preocupados, filhos inseguros’’, a receita para a escolha da profissão não é tão simples como dividir entre exatas, humanas e biológicas e optar por um dos cursos oferecidos, baseado nas disciplinas que mais lhe agradam. Esse é um bom começo, mas não é tudo, ressalta.

Para ele, é importante que o jovem conheça a diversidade de profissões que o mercado oferece e identifique quais atividades desenvolvidas mais lhe agradam. Essa metodologia, baseada na lei da motivação estudada pela neurociência, vai de encontro com uma constatação levantada por Carraro em entrevista com profissionais de sucesso: para ser um profissional bem-sucedido, é preciso gostar da profissão. Por isso, o orientador aconselha que o candidato procure vivenciar o dia a dia das profissões que mais lhe encantam. Entre dois caminhos a seguir, o cérebro prefere o mais prazeroso. E ele vai apontar qual o seu caminho, garante.

TESTE SUA VOCAÇÃO EM EVENTO AMANHÃ
Estudantes que quiserem testar sua vocação terão a oportunidade nesta quarta-feira, 2 de setembro, durante a Mostra deProfissões da Universidade Positivo. O evento, que acontece das 8h às 18h, no câmpus Ecoville, traz 35 opções de oficinas práticas para que os participantes possam vivenciar atividades relacionadas à profissão e, assim, poder tomar uma decisão mais precisa.

O curso de Engenharia de Produção, por exemplo, oferece duas oficinas para testar as habilidades de distribuição elogística dos futuros profissionais e também a capacidade de encontrar soluções para problemas inusitados com materiais alternativos. O Beer Game – Jogo da Logística, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é um dos desafios. Ele vai testar a capacidade de gerenciamento e administração de uma cadeia de abastecimento, provando que não é fácil manter cerveja geladasempre à disposição. Outro teste é a construção de um cabo com materiais inusitados e que deve aguentar cerca de 15 kg de carga.

Os visitantes podem se inscrever em três oficinas no período da manhã e duas na parte da tarde. Nos estandes de exposição dos mais de 50 cursos de Graduação, os interessados podem conversar com acadêmicos e professores e tirar suas dúvidas. As visitas guiadas levam os estudantes em um tour pelo câmpus e pela infraestrutura dos blocos, centros de eventos e esportes e auditórios da Universidade Positivo. Para encerrar o evento, às 16h30, a atriz, cantora, compositora, roteirista e humorista, Clarice Falcão, faz um bate-papo com os convidados sobre escolhas de carreira.

O evento é gratuito e aberto para todos os estudantes do Ensino Médio. A instituição já possui mais de 3 mil inscritos. Quem quiser participar, pode se inscrever pelo hotsite do evento: www.up.edu.br/mostra-de-profissoes.


O PERFIL DA INDECISÃO
– 30% dos estudantes possuem certeza da graduação que pretendem cursar
– 66% que já escolheram o Curso Superior
– 55% ainda possuem dúvidas
– 11% dos pesquisados pretendem fazer medicina, Em seguida, estão Direito (7%), Arquitetura (6%) e Psicologia (6%)
– 20% dos universitários abandonam o curso nos dois primeiros anos da faculdade