O grupo de estudantes que ocupa o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no centro de Curitiba, usou a página do perfil de Facebook criado especificamente para a greve dos estudantes,  para divulgar as reivindicações do movimento. Nas postagem feita por volta das 2h30 da madrugada de terça-feira, 1º de setembro, eles explicaram a invasão do prédio a como resultado da intransigência da direção da instituição durante as negociações com os estudantes, acusando que houve falso diálogo e ameaças.

Os grevistas condicionam a desocupação da Reitoria a realização de uma reunião de negociação e o cumprimento de cinco pontos. Segundo eles, haveria cerca de 150 pessoas dentro do prédio. Já a Universidade afirma que seriam 50.

 

Os estudantes querem um encontro com a direção nesta quarta-feira,2, a suspensão do calendário escolar por parte do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), de forma a garantir o abono de faltas a estudantes que não foram às aulas, mesmo em cursos onde não houve adesão dos professores à greve.

O grupo pede ainda a Universidade se comprometa por escrito com as reivindicações já atendidas verbalmente pela direção. Pedem ainda a melhora na assistência estudantil, como auxílio-moradia, auxílio-permanência, auxílio-creche, auxílio-alimentação e a casa estudantil, além da devolução do prédio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).