SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito Fernando Haddad (PT) negou nesta terça-feira (1) por meio de sua conta no Twitter ter tomado a decisão de congelamento do plano de redução da velocidade para 40 km/h em vias coletoras no ano eleitoral de 2016.
Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que continuará baixando os limites nessas ruas e avenidas, embora cite apenas casos pontuais (sem referência à ideia original de adotar um plano mais ousado e impopular em todas as vias desse tipo na capital paulista).
Conforme publicado pela Folha de S.Paulo, a gestão Haddad adiou a ideia de padronizar a velocidade em 40 km/h na malha inteira de 2.000 km de vias coletoras da capital paulista, que representam 13% do sistema viário da cidade. A informação foi confirmada por integrante do alto escalão da prefeitura.
A medida seria adotada após a redução dos limites para 50 km/h em todas as vias arteriais (avenidas que ligam bairros diferentes, com fluxo intenso e semáforos) -anunciada por Haddad para ser finalizada até dezembro.
Pela nova diretriz, conforme noticiado pela reportagem, poderão ser mantidas mudanças pontuais em alguns lugares.
Segundo nota da CET, as velocidades em vias coletoras já foram diminuídas para 40 km/h em vias de bairros como Santana e Lapa e haverá a implantação de áreas 40 em Santo Amaro, Vila Prudente, Campo Limpo, Rio Bonito e Parada Pinto, além da região central de São Miguel Paulista e da Bela Vista.