O Governo do Paraná realizará um grande movimento para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas de média complexidade. O objetivo é, em um ano, a partir de 1º de setembro, realizar 30 mil cirurgias de catarata, hérnia de disco, cirurgias ortopédicas, ginecológicas e demais áreas que não são emergenciais, mas que comprometem a qualidade de vida daqueles que aguardam sua vez de operar.

O Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas foi lançado pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, junto com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Inicialmente, estão previstos R$ 33 milhões para o programa.

O secretário da Saúde explicou que, em quatro anos e meio, o Paraná realizou mais de 80 mil cirurgias eletivas. Estamos investindo recursos do Estado e credenciando mais hospitais para atendermos a necessidade da população, que espera há anos pelas cirurgias”, disse Michele Caputo Neto.

De acordo com ele, a prioridade das cirurgias será dada para os casos mais graves. Com esse mutirão vamos resolver todos os casos mais sérios e intermediários. Acreditamos que podemos zerar a fila para cataratas, disse o secretário.

Pelo Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, o número de pessoas que aguardam por cirurgias de média complexidade é levantado pelas 22 regionais de saúde. Dependendo da demanda, a oferta poderá ser ampliada.

Preferencialmente, as cirurgias serão realizadas por prestadores da região de residência do cidadão, mas haverá referências estaduais para oferta crítica (hospitais estratégicos que têm capacidade de oferecer grande número de cirurgias)

A organização das cirurgias será articulada com as equipes de atenção primária dos municípios (Unidades Básicas de Saúde). Será dada prioridade para quem espera há mais tempo, inclusive deslocando o paciente de sua região para uma referência estadual quando for o caso.

 

Dos 30 mil procedimentos previstos, 15 mil serão de catarata, o que pode zerar a fila desse tipo de cirurgia no Paraná. O Paraná é um dos estados que mais realiza esse tipo de cirurgias no País. Com o mutirão, o objetivo é ampliar em 50% o número de procedimentos em um ano, disse o governador.

O mutirão de cirurgias eletivas é um esforço do Governo do Paraná para um dos maiores gargalos da saúde pública brasileira. Temos o compromisso de reduzir essas filas e garantir aos paranaenses um atendimento mais ágil e humano, disse Richa.

As cirurgias de emergência são realizadas imediatamente no atendimento ao paciente crítico. No entanto, na média complexidade há dificuldade em agendamento de consultas e exames e na marcação do procedimento cirúrgico. Como não há risco eminente para a pessoa, o adiamento acaba sendo inevitável pela grande demanda de emergências.

 

 

MUNICÍPIOS

O mutirão atende os municípios que estão na gestão estadual. Os municípios que têm Gestão Plena do Sistema de Saúde (Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Umuarama e Cianorte) e que têm mais de 50 mil habitantes poderão aderir ao mutirão estadual.

Esses municípios recebem recursos para o mutirão diretamente do Ministério da Saúde.

 

 

 

CIRURGIA DE CATARATA SERÁ OFERTADA EM TODAS AS REGIONAIS

As cirurgias de catarata serão oferecidas em todas as regiões, por isso há a possibilidade de zerar a fila. Os demais procedimentos serão organizados de acordo com a disponibilidade de prestadores em cada região.

O Governo do Estado vai contratar prestadores de serviços para o mutirão por convênio, chamamento público e pagamento de produção, podendo, inclusive, fazer pagamento diferenciado do que é oferecido pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

CONFIRA ONDE SERÃO OFERTADAS AS CIRURGIAS

 

Catarata:

Pacientes das regiões de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Irati, Guarapuava e União da Vitória serão atendidos em hospitais de:

Campo Largo

Curitiba

Ponta Grossa

 

Pacientes das regiões de Londrina, Apucarana, Ivaiporã, Cornélio Procópio e Jacarezinho serão atendidos em hospitais de:

Londrina

Jacarezinho

 

Pacientes das regiões de Maringá, Paranavaí, Cianorte, Umuarama e Campo Mourão

Paranavaí

Cianorte

Maringá

 

Quem mora nas regiões de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco terão atendimento em:

Cascavel

Francisco Beltrão

Demais cirurgias

 

Referências Estaduais:

Hospital Angelina Caron – Campina Grande do Sul

Hospital do Rocio – Campo Largo

Hospital João de Freitas – Arapongas

Hospital de Sarandi

52 hospitais públicos e filantrópicos do Paraná, que recebem apoio do governo estadual com recursos para custeio, equipamentos e obras.