A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou neta terça-feira (1), por meio da sua conta no Facebook, uma nota sobre a ocupação do prédio da Reitoria pelos estudantes na segunda-feira (31). A ocupação continua nesta terça-feira (1).

“A Reitoria repudia a invasão do prédio da UFPR promovida por um grupo de estudantes por volta das 16h00 da segunda-feira, dia 31 de agosto. Este grupo executou bloqueio de ruas na região central de Curitiba nas primeiras horas da tarde, ignorou as negociações em curso, iniciadas na semana anterior, e ontem (segunda-feira) à tarde, enquanto ocorria a segunda reunião no prédio histórico da Praça Santos Andrade entre a comissão de negociação da Reitoria, composta por três pró-reitores, e uma comissão de estudantes do comando de greve, rompeu o diálogo”, diz a nota.

“Usando máscaras, os integrantes do grupo forçaram a entrada principal do prédio, feriram um colaborador terceirizado responsável pela segurança patrimonial da UFPR e invadiram os quatro pisos. Logo depois da invasão, desativaram as câmeras de segurança e cobriram os vidros com papelão, impedindo desta forma que se enxergue o que acontece no interior dos dois primeiros pisos da Reitoria”, continua.

“Finalmente, a Reitoria da UFPR lamenta que este grupo radical force o rompimento do diálogo e registra que a construção de uma mesa de negociação eficaz exige um ambiente de confiança entre as partes, uma atmosfera que facilite o debate de ideias. A radicalização constrange uma das partes e interrompe o diálogo franco e produtivo. Um processo de negociação não pode ser conduzido sob ameaça da liberdade de uma das partes de exercer plenamente seu mandato em nome de toda sua coletividade. A Reitoria recomenda ponderação e tranquilidade neste momento de tensionamento e aguarda o retorno do bom senso a este movimento e à normalidade institucional”, conclui a nota.