SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “E Não Sobrou Nenhum” foi eleito o melhor livro de Agatha Christie com 21% dos votos em uma enquete promovida pelos administradores do patrimônio da autora, informou a BBC de Londres. “Assassinato no Expresso do Oriente” e “O Assassinato de Roger Ackroyd” ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A iniciativa comemora os 125 anos da escritora, em 15 de setembro. Cerca de 15 mil pessoas participaram do projeto.
O livro não traz os detetives emblemáticos de Christie, Hercule Poirot e Miss Marple, mas ainda assim vendeu mais de 100 milhões de cópias mundialmente.
“E Não Sobrou Nenhum” conta a história de dez pessoas que não se conhecem e estão presas em uma ilha. Conforme parte do grupo começa a morrer, os sobreviventes percebem que abrigam um assassino entre eles.
O romance foi adaptado para o teatro em 1943 e está sendo produzido como uma minissérie pela BBC, com Aidan Turner, Douglas Booth, Charles Dance, Anna Maxwell Martin, Sam Neill, Miranda Richardson e Toby Stephens no elenco.
“Em ‘E Não Sobrou Nenhum’, minha avó criou uma trama complexa, que entretém e surpreende leitores desde sua primeira publicação, em 1939. Espero que continue fazendo isso por anos a fio”, disse à BBC Matthew Prichard, neto da autora e presidente da Agatha Christie Ltd. “Foi realmente excitante ver fãs de todo o mundo votando no ‘World’s Favorite Christie’ [nome da enquete]”, afirmou.