A crise o Líbano se intensificou ontem depois que dezenas de jovens ativistas ocuparam o Ministério do Meio Ambiente, exigindo a renúncia do ministro, em meio a uma crise do lixo, que aumentou para manifestações maiores. Centenas de pessoas também estão nas ruas em protestos contra a corrupção do governo.
As forças de segurança do Líbano tentaram arrastar os ativistas do Ministério do Meio Ambiente, no centro de Beirute. Pelo menos uma ativista, Lucien Bourjeily, ficou ferida. O grupo de cerca de 30 manifestantes marcharam em direção ao ministério no início do dia, empurrando para trás os seguranças na entrada do edifício. Os ativistas se sentaram no chão e bateram palmas, gritando palavras de ordem e pedindo a renúncia do ministro do meio ambiente, Mohammed Machnouk, que estava escondido em um escritório nas proximidades. Protestos sobre o fracasso do governo para lidar com a crise do lixo evoluíram para as manifestações anti governamentais mais graves no Líbano em anos. Os manifestantes pretendem pôr o fim em toda uma classe política que tem dominado Líbano desde quando a guerra civil terminou, em 1990.
Os protestos têm atraído adeptos de todo o Líbano, refletindo a crescente frustração com o envelhecimento e com a classe política corrupta que não foi capaz de fornecer serviços básicos Bourjeily disse que os ativistas não irão sair do ministério enquanto o ministro não renunciar. Os manifestantes emitiram diversas demandas, incluindo a demissão do ministro.