Uma série de ataques suicidas realizados pelos grupo Estado Islâmico na cidade de Haditha, na província de Anbar, no Iraque, mataram ao menos 12 soldados e aliados milicianos sunitas ontem, disseram autoridades militares. O ataque começou quando os militantes bombardearam o exército e posições das milícias com morteiros.
Em seguida, dois homens-bomba explodiram perto das tropas e mais tarde três carros-bomba explodiram. Cinco soldados e três membros de tribos sunitas ficaram feridos nos os ataques, disseram as autoridades.
Ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA destruíram seis veículos e mataram 13 militantes do grupo quando eles se aproximaram do local, onde os confrontos pesados seguiram entre os militantes e as forças do governo, disseram as autoridades, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar com a imprensa.
Grande parte da predominantemente província sunita de Anbar está sob controle do Estado Islâmico, incluindo a capital provincial Ramadi e a principal cidade, Fallujah.