Conhecido por preservar as tradições germânicas na capital paranaense, o Schwarzwald Bar do Alemão lança em parceria com a Associação Inter-Étnica do Paraná (AINTEPAR) o Festival Etnias de Dança. O evento, que vai de setembro a dezembro deste ano, tem o objetivo de divulgar e fomentar as múltiplas culturas e folclores presentes no Paraná para o público curitibano e os turistas que visitam a cidade.

A casa já promovia apresentações do grupo folclórico Original Einigkeit Tanzgruppe, que realiza a Heimatabend – uma noite com danças e preservação da cultura germânica. Agora, abre espaço para todas as nacionalidades, reunindo em um único evento os diversos grupos de danças folclóricas existente no Paraná (Alemanha, Espanha, Ucrânia, Itália, Grécia, Portugal, entre outros).

De acordo com o idealizador do evento, Rogério Tonatto, a intenção é celebrar as culturas, unindo todas as pessoas, de todas as origens, num momento de alegria. Além disso, queremos abrir espaço para que os grupos tenham onde se apresentar. É uma forma de preservar as características culturais dos imigrantes estabelecidos no Estado, ressalta.

Hoje, a partir das 19 horas, acontece o lançamento do Festival, com apresentações de sete grupos. Nas semanas seguintes, as etnias vão se alternar no palco do Bar do Alemão, sempre às quartas-feiras. Graças a uma parceria com a Itaipava, quem for caracterizado ganhará uma caneca de chope de 300ml.
 
SERVIÇO
O quê: Festival de Etnias de Dança
Quando: hoje, a partir das 19 horas.
Onde: R. Dr. Claudino dos Santos, 63, Largo da Ordem, Centro, Curitiba, Paraná.
Mais informações: (41) 3223-2585.