SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu nesta quarta-feira (2) o número suficiente de senadores para impedir a derrubada do acordo sobre o programa nuclear iraniano.
A senadora democrata Barbara Mikulski, do Estado de Maryland, foi a 34ª parlamentar a respaldar o pacto. Com isso, o mandatário obtém o terço necessário para barrar a intenção dos republicanos de excluírem a medida.
Em nota, Mikulski disse ter tomado a decisão por considerar que as sanções contra a República Islâmica deveriam ser feitas de forma conjunta com as potências do grupo 5+1, em vez de punições aplicadas somente pelos Estados Unidos.
“Não está claro se União Europeia, Rússia, China ou Índia manterão as sanções se o Congresso rejeitar o acordo. Na melhor das hipóteses, as sanções seriam porosas, ou limitadas a ações unilaterais dos Estados Unidos.”
O anúncio é feito um dia depois que os senadores Chris Coons e Bob Casey darem respaldo ao acordo. Além dos três, mais 29 senadores democratas e dois independentes já sinalizaram que votariam a favor.