O Atlético Paranaense enfrenta nessa quarta-feira (dia 2) às 21 horas três desafetos da sua história recente. Um deles é o técnico Levir Culpi. Os outros são o volante Leandro Donizete e o atacante Lucas Pratto. O trio faz parte do Atlético-MG, adversário na partida no Estádio Independência, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Levir Culpi virou desafeto de parte da torcida em 2004. Ele era o técnico do Atlético Paranaense naquele ano e fez um excelente trabalho na competição. Esteve perto do título e amargou o vice-campeonato por tropeços nas últimas rodadas.

A carga negativa contra o treinador partiu de Mario Celso Petraglia, presidente do Furacão. Segundo o dirigente, Culpi pediu para renovar contrato antes do fatídico empate com o Grêmio, em Erechim (RS). O Levir Culpi no dia do jogo contra o Grêmio, em Erechim, pressionou toda a diretoria para falar comigo. Eu não queria atendê-lo porque não achava que o momento era oportuno, discutir contrato horas antes do jogo. Pressionado, fui e sentei. Não deveria ter sentado. E me penitencio. Depois, deveria tê-lo demitido. Não tive a coragem suficiente de fazê-lo. Me arrependo amargamente, declarou Petraglia, em 2005. Segundo o dirigente, o treinador pediu valores altos e, depois da negativa do clube, ficou desmotivado. A cara dele, a motivação dele, o ambiente de lá para cá foi terrível, disse Petraglia.

Outro desafeto de parte da torcida do Atlético-PR é o volante Leandro Donizete, 33 anos, que defendeu o Coritiba de 2008 e 2011. Ficou marcado pelos lances violentos nos Atletibas.

Já o argentino Luccas Pratto foi algoz do Atlético na Libertadores de 2014. Quando jogava pelo Velez Sarsfield, marcou dois gols nas vitórias do clube argentino (por 2 a 0 e 3 a 1) sobre o Furacão. Com essas derrotas, o time paranaense ficou em situação complicada na competição e não passou da fase de grupos.

Para o confronto de hoje, o Atlético-PR não terá o zagueiro Vilches. Nós fizemos uma avaliação e achamos melhor deixá-lo de fora, se recuperando. O Vilches está quase recuperado, mas não seria prudente arriscar em um jogo desses. É um atleta que vem de lesão, por isso está fora, declarou o técnico Milton Mendes.

O lateral-direito Eduardo deixou o último jogo com dores, mas viajou para Belo Horizonte. Ele é dúvida para o jogo. Ficaram de fora da lista de 21 jogadores o meia Bruno Mota, o zagueiro Ricardo Silva e o volante Fernando Barrientos. O gringo esteve na Argentina para resolver problemas particulares.

ATLÉTICO-MG X ATLÉTICO-PR
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Patric; Leandro Donizete, Dátolo (Josué), Thiago Ribeiro, Giovanni Augusto e Luan; Lucas Pratto
Atlético-PR: Weverton; Eduardo (Matheus Ribeiro), Kadu, Wellington (Gustavo), Sidcley; Deivid, Hernani, Nikão, Daniel Hernández, Marcos Guilherme; Walter.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), quarta-feira às 21 horas

OS 21 CONVOCADOS
Pelo Atlético-PR para o jogo de hoje
Goleiros: Rodolfo e Weverton
Zagueiros: Gustavo, Kadu e Wellington
Laterais: Eduardo, Matheus Ribeiro e Sidcley
Volantes: Hernani, Deivid, Jadson e Paulinho Dias
Meias: Giovanni, Daniel Hernández, Marcos Guilherme e Nikão
Atacantes: Crysan, Dellatorre, Ewandro, Walter e Ytalo