Pesquisadores brasileiros investiram em aplicativos para smartphones capazes de traduzir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a escrita, em português. Com eles, será possível aumentar a interação entre ouvintes e portadores de deficiência auditiva. Disponíveis para diversos modelos de smartphones, conheça esses dois aplicativos inovadores.

Gratuito, o ProDeaf Móvel está disponível para as plataformas IOS, Windows Phone e Android e é capaz de traduzir frases em português para o sistema de Libras, através de um avatar que reproduz os sinais. Apesar de poder ser utilizado offline, ele funciona com mais precisão quando conectado à internet.

Idealizado em 2010, por alunos do curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a iniciativa já ganhou o prêmio Anuário Tele.Sintese 2015, de inovação em comunicações.

Hand Talk

O Hand Talk apresenta o simpático boneco Hugo, feito em 3D e que consegue traduzir em tempo real o conteúdo falado da língua portuguesa para Libras.

Além disso, o aplicativo já pode ser encontrado em mais de mil sites que aceitaram disponibilizar o plugin do Hand Talk, inventado para traduzir diretamente o conteúdo das páginas.

A empresa responsável por este aplicativo começou, em Maceió, no Alagoas, quando um professor da faculdade de Publicidade pediu para que os alunos desenvolvessem um produto que fosse inovador. Pelo jeito, conseguiram.