A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que mais de 740 mil clientes da Unimed Paulistana sejam transferidos para outros planos de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (2) por causa de problemas financeiros, assistenciais e administrativos da operadora. A Unimed Paulistana tem 30 dias para transferir os clientes a outros planos, e diz que até o momento o atendimento está normalizado. A decisão só se refere à Unimed Paulistana e não atinge o Paraná.

A Unimed do Brasil esclarece que tal determinação foi instituída única e exclusivamente para a Unimed Paulistana, devido ao cenário econômico-financeiro vivenciado pela operadora, que possui gestão administrativa autônoma e independente, garantida pela Lei nº 5.764/1971. Esta medida não se estende para as demais 350 cooperativas que compõem o Sistema Unimed. Portanto, não atinge clientes de outras operadoras Unimed. Para esclarecimento ao público, cada Unimed possui gestão autônoma e independente, o que não as impede de trabalhar a intercooperação na busca de um mesmo objetivo: prezar pela saúde e qualidade de vida no atendimento aos seus beneficiários. A adesão livre e voluntária, gestão democrática pelos cooperados, participação econômica nos resultados da cooperativa, educação, formação e informação e envolvimento com a comunidade completam os sete princípios cooperativistas que regem o Sistema Unimed.

A Unimed Paulistana enfrenta há anos uma crise financeira e fechou 2014 com patrimônio líquido negativo em R$ 169 milhões e um passivo tributário de R$ 263 milhões, segundo o último relatório de gestão.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz que, desde 2009, instaurou quatro regimes especiais de direção fiscal e dois regimes de direção técnica por causa de anormalidades assistenciais e administrativas graves.
Como a operadora não conseguiu “sanear os problemas”, a ANS determinou que a Unimed Paulistana negocie a transferência de toda a sua carteira de clientes no prazo de 30 dias corridos após a empresa receber a intimação.
Quantas pessoas serão afetadas?

A Unimed Paulistana tem cerca de 740 mil clientes, que deverão ser transferidos para outros planos de saúde em 30 dias. A maior parte dos beneficiários mora na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% estão em planos coletivos (empresariais e por adesão). Segundo a determinação da ANS, a Unimed Paulistana tem 30 dias para fazer a transferência de clientes para outros planos de saúde. A operadora disse, em nota, que o atendimento pelo convênio está normalizado e que já está comunicando clientes, corretoras e cooperativas sobre a decisão da ANS. Segundo a ANS, os beneficiários devem manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora. A Unimed Paulistana também tem a obrigação de manter a assistência aos seus clientes até que a transferência para outra operadora seja finalizada.