Como o cartão de crédito é um dos principais tipos de dívida das famílias e há cartões que praticam juros no rotativo deaté 725% ao ano, como detectou estudo da Proteste Associação de Consumidores, a associação está lançando uma campanha para pedir às autoridades que interrompa esse cenário de juros abusivos para o consumidor brasileiro.
A proposta da Proteste é a regulamentação de um limite máximo e justo para os juros do rotativo do cartão de crédito, a exemplo de outros países, como Portugal. A sugestão é que seja permitida a cobrança de juros no rotativo de até o dobro do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), em termos anuais, e que esta taxa seja revista todo ano. Caso essa regra valesse hoje, os juros do rotativo estariam limitados a 21,62% ao ano (2 vezes a taxa CDI, de 10,81% ao ano).
A justificativa da Proteste para sugerir esse cálculo leva em conta a definição de que juro é “o custo cobrado pelo empréstimo do dinheiro” e considera que os bancos pegam dinheiro emprestado entre eles usando a taxa do CDI.