DÉBORA ÁLVARES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Câmara aprovou nesta quinta-feira (3) a medida provisória 675, que aumenta a tributação de bancos e instituições financeiras.
O texto eleva de 15% para 20% a alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de instituições financeiras até 1º de janeiro de 2019, quando retorna a taxação anterior. As cooperativas de crédito são a exceção da MP, e terão os tributos elevados de 15% para 17%.
Enquanto estava em tramitação na comissão especial que a analisou, a MP foi alvo de polêmicas. A relatora, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), tentou elevar a taxação para 23%, mas recuou devido à pressão de parlamentares de oposição e do PMDB.
A votação desta tarde na Câmara teve as mesmas discussões. Enquanto oposicionistas criticavam a elevação tributária, alegando que isso seria repassado aos clientes na forma de mais taxas bancárias, o governo defendeu a proposta e alegou que a alta lucratividade dos bancos permitiria a taxação maior.
Após a aprovação pelos deputados, a MP ainda precisa passar pela avaliação do Senado até 18 de setembro, quando perde a validade.