SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Leonardo Meirelles, que é réu em ações da Operação Lava Jato, afirmou em depoimento nesta quarta-feira (2) que fez pagamentos no exterior relacionados à empreiteira Odebrecht por ordem do doleiro Alberto Youssef.
Meirelles disse em audiência em um processo sobre a empreiteira que simulava contratos de importações para fazer pagamentos fora do Brasil. O empresário disse que mantinha contas na China e em Hong Kong usadas para fazer repasses ordenados por Youssef.
Ele afirmou que atuava de duas maneiras: fazendo pagamentos entre contas fora do país ou entregando dinheiro em espécie no Brasil após receber dinheiro em bancos no exterior.
Meirelles diz ter pouca informação sobre a origem dos recursos, mas falou que sabe que havia envolvimento da empreiteira. Disse que em uma ocasião Youssef falou que uma pessoa chamada “Naruto” estaria aguardando “os reais da Odebrecht”.
“Ele [Youssef] falou que tinha um pagamento, um recebimento da Odebrecht.”
O empresário afirmou ainda que participou do pagamento no exterior de uma dívida de R$ 7,5 milhões da Odebrecht, citada por Youssef anteriormente. Mas falou que não sabe quem era o “contato” do doleiro na empreiteira.
Meirelles afirmou que foi à China para buscar informações para a investigação. O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato, disse que liberou recursos de Meirelles que tinham sido bloqueados pela Justiça Federal para que o réu pudesse fazer a viagem à Ásia.
O empresário foi ouvido na condição de testemunha, já que não é réu na ação relacionada à Odebrecht. O advogado de Marcelo Odebrecht protestou contra a realização do depoimento porque considera que Meirelles é acusado em outros processos da Lava Jato.
A reportagem ainda não localizou representantes da empreiteira para comentar o assunto.