SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta sexta-feira (4) a criação de um fundo de US$ 2 milhões (R$ 7,5 milhões) destinado a programas de ajuda aos refugiados na Europa.
A chegada de imigrantes, puxada por refugiados vindos da Síria, do Afeganistão e de outras regiões de conflito, tem se intensificado na Europa. Desde o início de 2015, a Acnur (agência das Nações Unidas para refugiados) estima que mais de 300 mil imigrantes tenham cruzado o Mediterrâneo para chegar ao continente europeu.
“Todos nós fomos tocados pelas terríveis notícias e as histórias comoventes nos últimos dias. Com esta terrível crise no Oriente Médio, África e Europa, o esporte e o Movimento Olímpico queria fazer a sua parte e trazer ajuda humanitária aos refugiados. Decidimos rapidamente que precisávamos tomar uma atitude e deixar este fundo disponível imediatamente”, disse Thomas Bach, presidente do COI.
O fundo será colocado à disposição dos comitês olímpicos nacionais para que possam apresentar ao COI projetos e programas de auxílio aos refugiados.