O Coritiba luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Apesar da posição ruim na tabela (18º), o time tem mostrado evolução nas últimas rodadas. Parte disso se deve ao sistema defensivo. Agora, os coxas-brancas vão colocar essa força da defesa à prova em uma final contra o Avaí, outro time ameaçado pelo descenso. O duelo será neste domingo (6), às 16 horas, na Ressacada, em Florianópolis.

O atual trunfo coxa-branca é a defesa, que passou imbatível nos últimos quatro jogos – é a maior sequência invicta neste Brasileirão. Por conta disso, o Coritiba não perde há cinco jogos. Quando conseguimos encaixar bons jogos em relação à parte defensiva, pode ter certeza que é porque todo mundo está empenhado, iniciando a marcação desde o ataque, disse o goleiro Wilson. E, embora tenha um desempenho ruim quando atua fora de casa – só venceu um jogo, contra o lanterníssima Vasco –, o Coxa terá pela frente o segundo pior mandate da Série B. Jogando em casa, o Avaí só tem desempenho superior ao do lanterníssima Vasco.

O confronto direto entre duas equipes que correm contra a degola vale, na pior das hipóteses, a 17ª posição na tabela, hoje ocupada pelo Avaí. Os dois times têm 23 pontos – os catarinenses aparecem à frente por terem somado mais vitórias (6 a 5). E quem vencer não apenas abre vantagem sobre o concorrente, mas também pode até deixar a zona de rebaixamento. Isso pode ocorrer em caso de derrota de Goiás (tem 25 pontos e enfrenta o Grêmio em Porto Alegre) ou Cruzeiro (25 pontos e duelo marcado contra o Figueirense, em Belo Horizonte).

Além dos desfalques por lesão (Rafael Marques, Juan, Negueba), o Coritiba perdeu o volante João Paulo, suspenso, para este domingo. A tendência é que Misael entre em seu lugar. Por outro lado, o técnico Ney Franco conta com os retornos do zagueiro Walisson e do meia Ruy. Havia a expectativa de o técnico Ney Franco contar com o atacante Kléber, mas isso foi descartado. Até agora, o atacante atuou apenas uma vez e desfalcou o time nas 13 rodadas seguintes.

Avaí

O Avaí é o 17º colocado do Brasileirão, com 23 pontos, e vem de derrota – 3 a 0 para o Flamengo. Para este domingo, o técnico Gilson Kleina não poderá contar com o volante Adriano, suspenso. Em compensação, o meia Marquinhos, 34 anos, ex-Coritiba e Paraná Clube, está de volta.

 

Avaí x Coritiba

Avaí

Vagner; Nino Paraíba, Antônio Carlos, Emerson e Romário; Pablo, Nestor Camacho e Marquinhos; Anderson Lopes, Léo Gamalho e Rômulo. Técnico: Gilson Kleina.

Coritiba

Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; Misael, Cáceres (Alan Santos), Lúcio Flávio e Ruy; Rafhael Lucas e Henrique Almeida. Técnico: Ney Franco

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Local: Ressacada, em Florianópolis, domingo, às 16 horas