O Japão é regido por uma série de regrinhas e devemos procurar segui-los sempre que possível para garantir uma boa convivência com os japoneses. Então, se você mora no Japão, pretende morar ou então viajar a turismo, dê uma olhada nesta lista com 11 coisas que não devemos fazer no Japão. São coisas que para os ocidentais pode parecer exagero, mas têm significados lá que são muito importantes. As dicas estão no site Japão em Foco (http://www.japaoemfoco.com).

1. Não tirar os sapatos ao entrar em casa e em certos locais — Provavelmente você já ouviu falar muito disso, mas vale a pena ressalta. Não só dentro das residências como também em certos locais, como santuários ou hospitais, não se pode entrar com os nossos sapatos. O principal motivo é para evitar que a sujeira da rua entre nos locais.

A maioria das casas tem um local próximo à entrada da casa, onde os sapatos são retirados e em seguida coloca-se a suripa, uma espécie de chinelo que deve ser usado apenas dentro da casa. Em alguns banheiros e vestuários públicos também deve-se tirar os sapatos antes de entrar.

2. Abrir a porta na hora da visita ir embora — No Brasil, é normal abrirmos a porta para a visita, mas no Japão, isso é considerado rude pois pode passar a impressão de que deseja que a visita vá embora logo. Por isso, caso resolva chamar um amigo japonês para ir à sua casa, deixe que o próprio abra a porta quando resolver ir embora.

3. Não tomar banho antes de entrar no ofurô — No Japão, a maioria das casas e apartamentos tem o ofurô, uma espécie de banheira. Os japoneses costumam usa-lo diariamente, já os brasileiros, não são todos que tem esse hábito. Alguns costumam usar apenas de vez em quando e por isso desconhecem a forma correta de utiliza-lo.

Normalmente, a água do ofurô é trocada somente depois que toda a família a usou ao longo de todo o dia. E como a água será usada por toda a família, todos devem tomar um bom banho antes de entrar nela, com o intuito de conserva-la limpa e por questões de higiene mesmo.

4. Chegar atrasado aos compromissos — Se tem uma coisa que os japoneses prezam é a pontualidade. E por esta razão, uma pessoa que costuma atrasar-se com frequência não é bem vista. Lembre-se bem disso quando marcar um encontro ou quando tiver que ir a uma reunião ou uma entrevista de emprego com algum japonês.

Se não quiser perder sua credibilidade, procure ser pontual em todos os seus compromissos e se possível chegue ao encontro, com pelo menos 10 minutos de antecedência.

5. Mergulhar o arroz no molho de soja — Na hora de comer o sushi, não se deve mergulhar a parte com o arroz no molho de soja (shoyu). O correto é mergulhar a parte com o peixe somente. Pode parecer bobagem, mas para os japoneses é algo levado muito à sério. Por isso, lembre-se disso na próxima vez que for comer sushi. 

6. Não levar presente ao fazer uma visita de cortesia — No Japão, é costume levar uma lembrancinha ao fazer uma visita de cortesia. Normalmente, as pessoas levam coisas de comer como docinhos, bolos, salgadinhos, bebidas, etc. Não precisa ser nada muito caro, mas se você não levar nada, pode ser encarado como falta de educação. Claro que se for um amigo íntimo não é necessário. Isso se aplica mais com colegas de trabalho e pessoas pelos quais não se tem muita intimidade.

Os japoneses costumam ser muito supersticiosos, por isso, na hora de comprar o presente, evite que a quantidade de itens seja quatro, pois este número é considerado de mau agouro. Outro detalhe importante: Ao receber um presente, não abra na frente de quem o deu, a não ser que ele autorize.

7. Falar Tim Tim ao fazer um brinde — Tim Tim em japonês se refere ao órgão sexual masculino. Por esta razão seria uma tremenda gafe fazer um brinde usando esta expressão, ainda mais se estiver acompanhado de amigos japoneses. Ao invés Tim Tim, use o termo Kanpai (Saúde), que é mais adequado para essa situação.

8. Falar no celular quando estiver dentro do trem — Embora não seja contra a lei, falar no celular dentro do trem é considerado rude, uma vez que pode perturbar as pessoas ao seu redor. Também devemos evitar falar em voz alta no trem pelo mesmo motivo. Claro que às vezes vemos alguns jovens japoneses infringindo essa regra, mas é raro.

9. Não usar máscara quando estiver gripado — Os japoneses são muito preocupados com a disseminação de germes e vírus. Por isso, é costume usar máscaras cirúrgicas quando estiver gripado ou com alguma alergia, como o kafunsho (alergia ao pólen dos cedros). É uma forma educada de proteger as pessoas de serem infectadas.

E se você estiver com alguns desses sintomas e não usar máscara, as pessoas podem ver esse ato como falta de educação e achar que você não se preocupa com a saúde alheia. Assoar o nariz em público também é considerado rude no Japão. Por isso, a melhor maneira de fazer isso é se dirigir a um banheiro ou então a um lugar mais reservado, onde possa assoar o nariz discretamente.

10. Se recusar a beber com o chefe — Confraternizações regadas a álcool são populares no Japão. São considerados eventos sociais que tem o objetivo de socializar os colegas de trabalho. Mas se você se recusa a aceitar a bebida que o chefe oferecer, este ato pode ser visto como falta de educação. Por isso, mesmo que você não goste de ingerir bebidas alcoólicas, aceite a bebida nem que seja apenas para fazer um brinde.

11. Beijar e dar amassos em público — No Brasil é comum ver casais dando amassos por aí. Mas no Japão não é tão comum assim. Atualmente até vemos casais japoneses passeando de mãos dadas e tal, mas mesmo assim, costumam ser bem discretos. Por isso, é bom evitar muito chamego em publico pois pode acabar constrangendo as pessoas à sua volta (especialmente as mais velhas) por causa do excesso de intimidade. 

Como deu pra perceber, os japoneses costumam ser muito educados e reservados, além de possuírem hábitos e costumes bem diferentes dos nossos. Por isso, se você mora ou vai visitar o Japão é muito importante estar a par desses costumes para evitar gafes ou algum outro tipo de constrangimento mais sério.