O show mais esperado do Rock in Rio deste sábado (19) virou um mico do evento. Simplesmente, o som pifou. Isso mesmo, por duas vezes o som parou. Na segunda o vocalsta James Hetfield saiu do palco e os outros o seguiram. O guitarrista Kirk Hammet ainda fez um solo, mas também deixou o palco. Os fãs ficaram alvoroçados, afinal era um dos shows mais aguardados da noite.

Após seis minutos, eles retornaram ao palco com Inforgiven para tentar levantar a galera, que continua desconfiada. E conseguiram. O show seguiu normalmente normalmente, quando outra falha de segundos aconteceu por volta das 1h53. Mas nada

É aterceira participação seguida no Rock in Rio do Brasil , em  2011 e 2013. Considerando as edições do Rock in Rio na Europa e nos EUA, o Metallica tocou em oito das 16 edições do festival. A mais recente foi no Rock in Rio de Las Vegas, em maio.

Isso tudo sem lançar  um disco de inéditas desde “Death magnetic” (2008), o único material recente é a faixa “Lords of summer”, de 2014. Ainda assim, não é novidade para o público brasileiro, que ouviu a música na turnê solo do ano passado.

O milagre do Metallica parece ser simplesmente o seu som. Não há grandes efeitos, além de um telão de led e nenhum integrantes faz nada de diferente. Mas o som e o impacto dele na plateia é algo quase inexplicável para quem nunca viu a banda ao vivo.

Não sou uma fã fiel do Metallica. Respeito e gosto de umas dez ou 15 músicas e digo para vocês, o show é impressionante. Todos os integrantes parecem ter um papel importante neste milagre de metal.

A participação do público, um verdadeiro exército fiel, a maioria homens e praticamente todos de camiseta preta, chama atenção e emociona. O show do Metallica era um dos únicos que estava na minha lista dos que ainda não vi e queria ver. Eu tinha razão de desejar tanto esse dia. Valeu cada segundo, cada riff.