Construído no final do século 19, o antigo Palácio Valle Flor é hoje um dos mais luxuosos hotéis de Lisboa. O Pestana Palace fica em uma das áreas mais tranquilas da capital portuguesa, próxima dos principais monumentos da cidade, como o Centro Cultural de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro de Congressos de Lisboa.

Seus jardins foram classificados como Monumento Nacional e o hotel é destaque em toda Europa. Distante apenas 10 quilômetros do aeroporto internacional, o Pestana Palace guarda todas características das áreas externas e detalhes de um passado rico em luxo e sofisticação, representados nas escadarias, vitrais, móveis, pratarias e louças.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Vitrais de grande beleza, criam climas em cada salão

São 190 apartamentos, sendo 17 suítes, quatro delas localizadas dentro do prédio do palácio, unidades geralmente ocupadas por autoridades, artistas e esportistas de renome. Toda a tecnologia moderna está disponível aos hóspedes, embora a concepção do hotel tenha mantido a tradição clássica.

Para lazer ou a negócios, o Pestana Palace é ideal. Os executivos têm disponíveis 15 salas equipadas, audiovisual e funcionários treinados que podem ser requisitados. Um business center, com fotocopiadora, impressora e fax, tem acesso à internet banda larga.


Um dos salões do Pestana Palace, histórico hotel de Lisboa

O restaurante Valle Flor e o Bar Allegro, usado para refeições leves e drinques servidos com música ao vivo, garantem bons momentos sempre. A capela, também com projeto arquitetônico do século 19 – tem capacidade para receber pequenas celebrações de até 40 pessoas.

O lazer é outro diferencial do Pestana Palace: piscina externa com deque de mámore e chafariz, health club com piscina aquecida, sauna, jacuzzi e uma academia com equipamentos modernos. Os amantes do golfe podem praticar seu esporte favorito em 18 opções, a uma distância entre 20 a 40 minutos do hotel. Basta pegar informações com o consierge. Visite o site www.pestana.com e aproveite o palácio que coleciona prêmios e homenagens pela excelência das instalações e de serviços.


Além de iluminar, os belos vitrais fazem destaque no Pestana Palace

POUSADAS DE PORTUGAL
Aproveite a viagem pelo país nosso avozinho, e conheça as Pousadas, que têm quatro classificações diferentes em suas 42 unidades espalhadas de norte ao sul de Portugal, incluindo o arquipélago de Açores.

Pousadas Históricas – são localizadas em monumentos, castelos, conventos, fortalezas e palácios; Pousadas Históricas Design são unidades históricas que passaram por alguma intervenção arquitetônica; Pousadas Natureza, em áreas que destacam riquezas naturaise Pousadas de Charme, mais exclusivas, priorizando os mínimos detalhes. Como denominador comum, a preservação das características das regiões onde estão localizadas as Pousadas.


Mesmo na parte edificada como acréscimo, a decoração mantém o estilo clássico

A rede foi formada em 1942 era gerida integralmente Empresa Nacional de Turismo – Enatur — e em 2003 passou 49% do seu capital para um consórcio liderado pelo Grupo Pestana, transformando-se no Grupo Pestana Pousadas – GPP –.

As primeiras unidades, na década de 40, surgiram como pousadas regionais, objetivando hospedas viajantes, com restaurante fornecendo alimentação no estilo e tradição da área onde se localizavam. A Pousada de Santa Luzia, inaugurada em 19 de abril de 1942, foi a primeira operação da então rede estatal.


Obras de arte, tapeçarias antigas, objetos de época, entram na decoração

Nas décadas seguintes novas propriedades foram sendo agregadas, reclassificadas conforme cada unidade. Hospitalidade e boa gastronomia são o destaque da rede. Os restaurantes foram a maior rede regional do país e, durante festivais locais, em toda a rede, são criados cardápios inspirados nos costumes e tradições regionais. A experiência e o sucesso originaram restaurantes na região de Lisboa, como a Casa Leão, no Castelo de São Jorge, e o Cozinha Velha, no Palácio de Queluz.

A rede começou a internacionalização pelo Brasil, quando abriu o Convento do Carmo, em Salvador (Bahia). Seguiram-se o Palácio do Freixo, no Porto, e as instalações do antigo Hospital da Misericórdia, em Viseu. Veja em www.pousadas.pt


Os jardins formam um verdadeiro parque, com restaurante no pavilhão chinês, plantas exóticas, muitas flores e locais relaxar em meio à natureza

VIAJANDO COM CRIANÇAS
Portugal é um país dos mais completos para quem viaja com crianças. Sintra e Mafra, municípios próximos a Lisboa, são excelentes opções. Em Sintra a dica é visitar o Museu do Brinquedo, com mais de 40 mil peças de várias partes do mundo, que foram adquiridas pelos colecionador João Arbués Moreira durante meio século. Moreira iniciou seu acervo aos 14 anos, juntando seus próprios brinquedos. Com o passar do tempo foi ganhando e adquirindo novas peças, juntando coisas que foram de seus pais e avós, restaurando o passado ou comprando novidades.

A idéia de abrir o museu surgiu em 1987, com a Fundação Arbués Moreira, que teve apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Fundação transformou-se no museu. Com o aumento da coleção foi necessário abrir novo espaço – a área que antes era ocupada pelo Quartel dos Bombeiros de Sintra. A nova área agregada ao museu passou a ter mostras de vídeos temáticos, espaço multimídia, sala destinada à montagem de exposições temporárias e oficina de restauração.


A piscina exterior, no amplo jardim, fica junto do prédio do Spa, saunas, fitness e piscina aquecida coberta

Mais próximo ao Palácio da Vila de Sintra fica um castelo construído por cartões e guardado por soldadinhos de chumbo. É bom reservar um dia inteiro em Sintra, para aproveitar a paisagem, os inúmeros restaurantes e, é claro, levar os doces que fizeram fama da cidade.

Na direção de Mafra e sugestão é passar pela Tapada Nacional. São mais de mil hectares de área natural, que no passado foi usada como reserva de caça da Família Real. Veados, javalis, raposas e aves de rapina são espécies que ainda podem ser vistas nos passeios realizados em pequenos trens de turismo ou a cavalo. Outra atração de Mafra para as crianças é uma aldeia reciclada em miniatura tendo como matéria prima o barro. Os personagens retratam a vida cotidiana do lugar, o que ajuda a ensinar um pouco da cultura local. No final do roteiro, uma das mais belas paisagens litorâneas de Portugal, Ericeira. Uma compensação aos país, depois de um dia inteiro dedicado às crianças. Veja em www.museu-do-brinquedo.pt e www.tapadademafra.pt


Portão de entrada para o hotel, cartão postal sempre

VENTO A FAVOR
Localizado na Península Ibérica, Portugal tem ao norte e leste a divisa com a Espanha. Além da área continental, fazem parte também as regiões autônomas de Açores e Madeira, ambas banhadas pelo Oceano Atlântico. Uma situação geográfica privilegiada, uma vantagem única para o país, que permite acesso rápido tanto a partir dos países vizinhos do continente, como aos da costa lesta, da América e da África.

Claro que Lisboa concentra o maior fluxo dos visitantes. Também é o destino que representa a arte e a história, junto ao desenvolvimento moderno. Repleta de monumentos históricos, igrejas, museus seculares, Lisboa de hoje mostra a Praça do Império, de um lado com o Mosteiro dos Jerónimos e de outro lado o Centro Cultural de Belém. O mosteiro é uma jóia de estilo gótico, abrigando o Museu Arqueológico e a Igreja de Nossa Senhora de Belém, onde estão os memoriais de Vasco da Gama e Luiz Vaz de Camões.


Da varanda da suite do Pestana Palace, o horizonte de marcos importante da cidade

O Centro Cultural tem área de 100 mil metros quadrados, distribuídos em partes multifuncionais para reuniões, apresentação de espetáculos e exposições e diferentes atividades. Mostrando duas facetas de Portugal, Lisboa pode ser o início ou o final de uma viagem pelo país e outros destinos da Europa. Você pode visitar Algarve ou Cascais, fazer um cruzeiros pelo Douro ou simplesmente tudo de bom que a capital portuguesa tem a oferecer do passado e da modernidade.


DESTAQUES

IRA ANTIGA
Não dá para entender como um governo que buscava a racionalidade tenha optado por um imposto tão irracional como a CPMF. É demagógico o argumento de que a CPMF ajuda a saúde. Há maneiras mais eficientes para isso. Lembrou de alguma coisa do passado? O sininho bateu alarme? A nota foi publicada na Folha de São Paulo no dia 19 de janeiro de 1997…

SIGA OS TRILHOS
Rail Europe comemora seu 20º aniversário com descontos e vantagens aos passageiros e tarifas exclusivas na rede ferroviária do Velho Continente. De amanhã até 3 de outubro, o France Rail Pass terá 20% de desconto. O Eurail Global Pass e o Eurail Select Pass oferecem os 20% de desconto até 31 de dezembro e mais um dia de viagem extra na compra dos passes Eurail One Country Pass e o Eurail Regional Pass. A partir de 1º de outubro o Rail Pass terá redução de 20% nos passes de 5 e 10 dias consecutivos ou flexíveis. Na Suíça as reservas do Swiss Travel Pass poderão ser feitas com até um ano de antecedência e o Swiss Peak, para viagens ilimitadas em oito cidades nas montanhas suíças, terá o desconto de 20% válido até 3 de novembro. A redução poderá ser acumulada com a promoção de 50% a menos já oferecida na compra conjunta com o Swiss Travel Pass. Há também tarifas exclusivas na 1ª. classe dos trens de alta velocidade Thalys e a Eurostar faz tarifas diferenciadas para bilhetes standard até 3 de novembro. Consulte o www.raileurope.com.br.