A Volvo lança no Brasil o SUV XC90 o modelo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca, que chega nas versões Momentum, por R$ 319 mil, e Inscription, por R$ 363 mil. A força vem do novo motor T6 Drive-E 2.0, de quatro cilindros, turbinado com 320 cv de potência. 

Na dianteira estão as principais mudanças visuais do modelo: totalmente nova, traz o logotipo da marca alinhado com o friso diagonal. Completam as mudanças o novo conjunto ótico dianteiro, com luzes em formato de ‘T’. Interiormente, o destaque é a tela sensível ao toque de 9 polegadas no centro do painel que reúne todos os comandos no mesmo lugar. Baseado sobre a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), para os modelos médios e grandes, o XC90 comporta sete pessoas.
Uma das principais novidades é o pacote de equipamentos de segurança. O carro vem com o assistente de condução, tecnologia semiautônoma para auxílio ao motorista: sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito. O sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, que mantém distância ajustada do veículo à frente com assistência automática de freio e acelerador. 

O modelo também inclui o sistema de alerta de mudança de faixa, que aplica força ao volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o sistema de alerta ao motorista detecta e avisa o condutor desatento. O modelo também aciona o freio automaticamente caso o motorista tente virar à frente de outro veículo que venha em sentido contrário, situação comum em cruzamentos e estradas. Os freios também agirão de forma automática ao detectar um potencial choque, para evitar a colisão ou minimizar as consequências da batida. 
A lista de equipamentos de conforto inclui o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, e faróis principais e de neblina de LED. O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada uma oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Na versão Momentum, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas. Na Inscription, além de todos os itens da versão Momentum, acrescenta sistema de áudio com 19 alto-falantes e o sistema de suspensão por bolsas de ar Chassi Four-C, que habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.